Seguir o blog

quarta-feira, 10 de maio de 2023

FÃS SE DESPEDEM DE RITA LEE

 
Muita gente, entre fãs e artistas, compareceu ao prédio do Planetário do Ibirapuera para dar o último adeus à cantora e compositora paulistana Rita Lee. A tristeza bateu forte.
Inúmeras foram as pessoas, principalmente mulheres, que não se contiveram e acabaram chorando.
"Surpreendi-me com uma senhora muito parecida com a Rita, nos trajes e gestos. Cabelos pintados e óculos vermelhos, idênticos ao da artista mostrava-se inconsolável diante do caixão", conta a atriz Anna da Hora. "Penso que o desaparecimento de Rita foi uma grande perda para a música popular. Ela é insubstituível", completa Anna.
Rita Lee foi uma das artistas mais censuradas pelos trogloditas da ditadura militar. Inúmeras foram as músicas que eles vetaram completamente ou mutilaram. Rita não tinha papas na língua, sempre disse e escreveu tudo que lhe vinha à telha. Vetos absurdos, como no caso da canção As Duas Faces de Eva. A letra:

...Mulher é bicho esquisito
Todo o mês sangra
Um sexto sentido maior que a razão
Gata borralheira
Você é princesa
Dondoca é uma espécie em extinção...

Também censurada foi Lança Perfume, que todo mundo conhece de trás pra frente. O corte ocorreu ali onde a compositora escreve:

... Me vira de ponta-cabeça
Me faz de gato e sapato
Me deixa de quatro no ato
Me enche de amor...

O nome de Rita Lee aparece como autora em 315 composições. Entre essas, pelo menos 20 não receberam gravação dela.
Até o momento em que batuco essas linhas, fãs e artistas continuam chegando ao velório de Rita Lee. O término está previsto para às 17h. Em seguida, ocorrerá o ritual de cremação com a presença apenas de familiares e amigos.
 

POSTAGENS MAIS VISTAS