Seguir o blog

sexta-feira, 22 de março de 2024

HISTÓRIA TRISTE

Hitler deu um tiro no coco em abril de 1945.

Milhares de livros já foram publicados sobre Hitler e seus comparsas nazistas. 

Muitos livros eu já li sobre Hitler, nazismo e o holocausto que deixou pelo menos 6,5 milhões de pessoas mortas. Dessas eram cerca de 1,5 milhão de crianças e adolescentes. 

Nada no mundo foi tão terrível como o assassinato em massa provocado pelo "Füher".

Dentre tudo que li até agora poucos me marcaram tanto como O Menino do Pijama Listrado, livro de John Boyne.

Não, esse livro não é do gênero infanto-juvenil. É trágico, terrivelmente trágico. Trata da amizade entre dois meninos de nove anos de idade nascidos num mesmo dia, num mesmo mês e de um mesmo ano: 1939.

Um dos meninos é Bruno, filho de um oficial nazista.

O pai e a mãe de Bruno, o próprio Bruno e sua irmã vivem aparentemente tranquilos num lugar qualquer da Alemanha. 

Um dia, o pai do Bruno é convocado para servir na Polônia, mais precisamente nas proximidades do campo de concentração de Auschwitz. Só que quem sabe disso é o próprio oficial e para a nova casa todos vão.

O pequeno Bruno não gosta da nova moradia e diz isso o tempo todo aos pais e à irmã sempre entretida no quarto com suas inúmeras bonecas. Ela tem 13 anos e acha o irmão uma criança. Ele não gosta e brigas entre ambos se sucedem.

Sentindo-se só, sem ter com quem brincar, Bruno passa a procurar novidades na região. Esgueirando-se pela cerca do campo de concentração, ele encontra um menino da sua idade vestido com uma roupa listrada. Esse menino, Shmuel, acabou no campo junto com o pai, a mãe, a família toda.

Bruno e Samuel logo viram grandes amigos.

E mais não digo.


POSTAGENS MAIS VISTAS