Seguir o blog

domingo, 18 de dezembro de 2022

EU E MEUS BOTÕES (55)

 "Olha lá, olha lá, olha lá. Puta que pariu! Olha, olha, empatou! 2 x 2!", descontrolado Lampa bateu na mesa ainda acrescentando: "Caralho!".
Todos os olhos da casa voltaram-se ao botão Lampa. E ele, suando às bicas: "O que foi? O que foi? Nunca me viram?".
Foi nesse momento que pus os pés na casa. 
Olhei Lampa nos olhos, e ele: "Desculpe, chefe. O jogo tava ganho pra nós...".
De novo todos os olhares se voltaram à Lampa. E ele, meio incômodo, sussurrou: "Desculpem amigos, desculpem. O Brasil perdeu e passei a ver na seleção argentina a nossa seleção. O Tite e o Neymar são dois grandes felasdaputa! E tem mais. Eu soube que o Richarlison fez uma suruba com três mulheres antes de disputar a semifinal  da Copa. É muita irresponsabilidade".
"Eu também li isso em algum lugar", disse Barrica. O irmão Biu, acrescentou: "Eu li e ouvi notícia dando conta do que o Lampa falou".
Mané, Jão e Zoião quietos estavam, quietos ficaram.
Lamentável, lamentável, eu disse.
Quebrando o próprio silêncio, Zilidoro falou: "Pois é, tudo errado! A imprensa internacional deu notícia revelando que futebolistas brasileiros, incluindo o Fenômeno, comeram carne com ouro em Catar...".
"Puta que pariu!!!", Lampa irritou-se definitivamente sacando o punhal e o enfiando com força na mesa. E grunhindo: "Vou pegar esses caras!".
"Olha lá, olha lá, olha lá. De novo, empatou: 3 X 3. Agora, pênaltis", interrompeu o papo Mané.
"Agora é que eu quero ver", disse provocando Zoião. E Mané: "Cala boca, cara!".
Seguiram-se momentos periclitantes, de silêncios gritantes. Messi abriu o placar: 1 X 0.
 Mbappé, foi o primeiro de sua seleção a fazer o que Messi fez. Empatou: 1 X 1. 
Zilidoro pediu a palavra pra dizer o seguinte: "Essa história o mundo todo já sabe. Agora tem aquele detalhe. Foi o Montiel que provocou o pênalti que levou a Argentina a morrer de infarto..." 
É verdade, eu disse. E foi o Montiel que chutou o gol que deu vitória à Argentina. 
Uma coisa, chefe. Na primeira Copa, em 1930, o Uruguai ganhou enfiando quatro tentos na sacola da Argentina. O resultado foi 4 X 2. Curioso, não?".
Antes de dar ponto final nessa nossa conversa, eu quero compartilhar com vocês a informação de que o cantor, compositor e instrumentista Jarbas Mariz jogou bola na adolescência e por pouco não se profissionalizou no Náutico, de Recife, PE. E pra minha alegria ouvi hoje a minha filha Clarissa dizer que eu posso estar perfeitamente pronto pra entrar em campo e trazer, para o Brasil, a taça tão desejada de hexacampeão. 
Numa boa, acho que a Clarissa tem razão. 

CANTOR BOM DE BOLA × JOGADOR BOM DE MÚSICA (2.2, FINAL)

Louca pelo Corinthians, Inezita gravou música e tal. Um dia chegou a chamar o craque Sócrates para cantar no seu programa Viola Minha Viola. Curiosidade: em 1981, Sócrates gravou um LP intitulado Casa de Caboclo (RCA Victor). Nesse disco ele canta clássicos. Uns dez anos depois participou, junto com Osmar Santos, de uma faixa do disco Aquarela, de Toquinho. Muito bom. A música que interpreta é Corinthians do Meu Coração.
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, paraense, chegou a fazer poesia e a compor músicas. Guardo alguns poemas inéditos dele, escritos de próprio punho.
Papete e Osvaldinho da Cuíca compuseram e gravaram um samba para o Corinthians que se tornou clássico: Vai Corinthians.
Paulinho Nogueira, antigo professor de violão de Toquinho, compôs uma jóia para homenagear o Timão depois de duas décadas sem títulos: Meus Vinte Anos, Ai Corinthians!
O caboclinho querido Silvio Caldas, cantor de voz poderosíssima, era palmeirense roxo. Claro, enalteceu o Palmeiras em música gravada em disco: Tarantela em Verde e Branco e Arrancada Heroica.
O cantor e compositor Moacir Franco é palmeirense, mas um dia não resistiu e gravou uma música em homenagem ao botafoguense Garrincha. Título: Balada n° 7.
Num ano qualquer da década de 70 o humorista Chico Anísio criou o personagem Coalhada. Tipo Bozó, manja?
 
Na fatídica partida que desclassificou por pênaltis a Seleção brasileira de futebol no Catar, no dia 9/12/22, faltou o goleiro Coalhada, saca?
Quanto a mim devo dizer que nunca disputei nenhuma partida de futebol importante para a vida nacional, mas isso não quer dizer que não fui bom jogador de bola de gude, bola de meia e peteca. Confesso: nunca errei uma peteca na cabeça de um corno adversário. Também devo dizer que tive razoável atuação no futebol de salão e de campo, meio Coalhada, hic!
Em 2026, voltarei ao assunto.


Foto e reproduções Flor Maria e Anna da Hora.
Ilustração do cartunista Fortuna (1931-1994).

POSTAGENS MAIS VISTAS