Seguir o blog

sábado, 3 de dezembro de 2022

FUTEBOL, UMA HISTÓRIA CONTADA EM MUITOS LIVROS (1)

Na manhã de 30 de junho de 2002, eu me achava em casa vendo na tevê Brasil e Alemanha disputando o Mundial de Futebol.
Naquela manhã, um domingo, o centroavante Ronaldo, dito Fenômeno, tinha 26 anos de idade e o joelho direito todo afunhenhado. Para muitos era seu fim, mas pra ele não.
O jogo chamava atenção de boa parte do mundo. Ronaldo se multiplicava em campo, fazendo jogadas espetaculares. E fez a rede do time adversário balançar uma vez e mais outra. O resultado foi o que ficou visto e registrado na história: 2 × 0.
Depois do jogo, sentei-me à mesa para tomar café e comer um pão quentinho com tranqueira dentro. Em seguida peguei caneta e papel e comecei a escrever uma letra que ganharia melodia do bom baiano Gereba. Esta:

Meu amor, meu amor
O Brasil ganhou
Trouxe do Japão
A taça de campeão
O mundo vibrou
O povo dançou
Pelo Pentacampeonato
Que o Brasil conquistou
No Brasil, na Coréia
Na China ou no Japão
A torcida só gritava
Brasil Pentacampeão
Todo mundo cantando
Viva a seleção
O Brasil é Penta
É PENTACAMPEÃO!


A história do futebol é uma história antiga. Eu já disse isso e muita gente também.
No ano de 2006 foi publicado O Grande Livro dos Mundiais, de Keir Radnedge e Mark Bushell. À pág. 4, lê-se:

Quando a Escócia enfrentou a Inglaterra naquela que talvez tenha sido a primeira partida internacional entre os dois países, no dia 30 de novembro de 1872, ninguém poderia imaginar que o futebol se tornaria uma paixão global de tamanha intensidade. Esse jogo, disputado na quadra de críquete no Oeste da Escócia, perto de Glasgow, seria o trampolim que impulsionaria o desenvolvimento e o êxito do futebol internacional, apesar do resultado bastante decepcionante: 0 a 0. O placar estéril desse primeiro jogo, felizmente quase não se repetiu em outros embates internacionais, e deixou um único legado como lembrança. Surpreendentemente, uma pesada camisa de lã, usada no jogo pelo capitão da Inglaterra naquele dia, Arnold Kirke-Smith, ainda existe. Resplandecente, com o distintivo dos três leões, a camisa foi apaixonadamente protegida pela família e passada para as gerações futuras.

Isso, como se vê, há exatos 150 anos.
Em 1895, portanto 23 anos depois do jogo Escócia × Inglaterra, realizou-se na Capital paulista aquela que talvez tenha sido a primeira partida oficial de futebol no Brasil, reunindo trabalhadores ingleses e brasileiros.
Em 1914, foi realizada a Copa Roca. O Brasil participou e ganhou.
Em 1919, foi composta a primeira música em homenagem a um craque de futebol. O homenageado chamava-se Arthur Friedenreich. E o autor, Pixinguinha.
Em 1930, foi realizada a primeira Copa de futebol do mundo. Ganhou a seleção uruguaia.
O Brasil participou de todas as Copas, ganhando em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
Muitas músicas foram compostas e dedicadas a craques e à própria seleção brasileira de futebol.

POSTAGENS MAIS VISTAS