Seguir o blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

CADÊ OS CORDELISTAS

Onde estão os cordelistas da minha terra?
Cordelista é o poeta de bancada.
Poeta de bancada é o poeta que escreve no silêncio do tempo, em casa.
Onde estão os cordelistas da minha terra?
Sou de um tempo recente, mas de um tempo em que os poetas de bancada agiam com rapidez ante os fatos acontecidos ouvidos no rádio.
O poeta de bancada sempre foi, naquele tempo, poeta altamente respeitado.
O povo ouvia rádio, mas ouvia com mais atenção o que os poetas de bancadas contavam nos seus folhetos.
O folheto de cordel mais ou menos como inda hoje conhecemos surgiu na Europa no século 16. Por ali. Ao Brasil, o cordel chegou com a família Real, no começo do século 19.
Os primeiros poetas cordelistas, ou de bancada, começaram a publicar no início da última década do século 19. Silvino Pirauá de Lima e Leandro Gomes de Barros foram os primeiros a levar à praça os primeiros folhetos.
O tipo de poeta que me refiro sempre usou da imaginação os temas que desenvolvem. Temas fantásticos, de reis, rainhas etc.
Os fatos do dia a dia também sempre foram matéria-prima dos poetas.
O povo do fundão brasileiro custou a acreditar no suicídio do presidente Getúlio Vargas. Precisou que o assunto fosse levado a cordel. Só assim foi possível o povo crer na morte do chamado "Pai dos Pobres". 
Faço esse arrodeio todo para dizer que os fatos no Brasil e no mundo se sucedem com a rapidez de um raio.
Getúlio e Lula foram os presidentes do Brasil mais tematizados pelos cordelistas. E onde estão os cordelistas que não falam das agruras e amarguras ora vividas por todos nós?
Eu que não sou cordelista inventei de fazer, com rigor e métrica, quatro folhetos sobre a peste pandêmica que ora atinge o mundo e que o presidente-sem-noção que é esse último eleito por nossas urnas, esnoba. Igualzinho aquele da América do Norte, Trump.
Os três poderes, no Brasil, estão com o moral baixíssimo.
Agora mesmo o ministro Marco Aurélio, do STF, acaba de libertar um dos maiores traficantes do País. Um tal de não-sei-que-lá Rap. Figura forte do PCC. Baseou-se no Art. 316 do CPP (Código do Processo Penal). Esse artigo foi criado recentemente para beneficiar corruptos presos. Quem o chancelou foi TAM TAM TAM TAAAAAAM... Bolsonaro. 
Meus amigos, minhas amigas, vamos encerrar dizendo que os mortos na pandemia no Brasil e a soltura do tal traficante cabem perfeitamente no colo do Sr. Presidente da República.
Mas, cá pra nós, se eu fosse o Marco Aurélio pediria renúncia do cargo de ministro.
Enquanto isso, o Brasil continua em chamas.

POSTAGENS MAIS VISTAS