Seguir o blog

sábado, 15 de dezembro de 2012

AINDA LUIZ GONZAGA NO SEU CENTENÁRIO

O cantor Chico Salles telefona para dizer que a festa ontem e anteontem no Rio de Janeiro em homenagem a Luiz Gonzaga no seu centenário de nascimento foi bonita.
Chico diz que abriu pagode para cinco mil pessoas dançar xote, xaxado, arrasta-pé e baião na Praça Tiradentes.
“Foi de arrepiar”.
Depois, na Feira de São Cristóvão, o tarrabufado não foi diferente.
Só um porém o espantou: a chegada inesperada do cantor, compositor e instrumentista Rildo Hora dizendo que estava ali emocionado, tanto que à entrada da feira não resistiu e se abraçou ao busto do Rei do Baião.
Mas Rildo não foi chamado à festa no Rio.
Em São Paulo, Oswaldinho do Acordeon também foi esquecido pelos organizadores dos grandes momentos do centenário gonzagueano, como o que ocorreu em Exu e Recife, reunindo cerca de 700 mil pessoas.
Mas um detalhe merece destaque: dois dias antes de cantar e tocar para multidões a se contar a partir de centenas de milhares de pessoas, o sanfoneiro Chambinho (foto acima) esteve conosco prestigiando o lançamento do livro Lua Estrela Baião, a História de um Rei (Cortez Editora), no Restaurante Andrade, na zona oeste da capital paulista.
O nosso evento, simples, reuniu se tanto 200 pessoas; mas entre elas Roniwalter Jatobá, José Nêumanne, Luís Avelima, Luis Ernesto Kawall - criador do Museu da Imagem e do som -, Moreira de Acopiara e mais e mais, incluindo um grupo de canto, dança e teatro do Colégio Rio Branco formado por Augusto Trainotti, Enrico Verta, Vinicius Munhos, Anna Beatriz Gomes, Caio Ferraz e Eduardo de Paiva Gomes interpretando Luiz Gonzaga.
Viva o Rei do Baião!

TV CULTURA
Hoje tem notícia no Jornal da Cultura sobre uma exposição retrospectiva da vida e obra de Luiz Gonzaga apartir de discos de 78 RPM na Livraria Cortez, extraída do acervo do Instituto Memória Brasil (IMB). Notícia também sobre o livro Lua Estrela Gonzaga, a História de um Rei. É só ligar e conferir.

SBT
Ontem teve notícia sobre o Rei do Baião no Jornal do SBT. Confira, clicando:

POSTAGENS MAIS VISTAS