Seguir o blog

quinta-feira, 11 de maio de 2023

POBRES E PRETOS AINDA SÃO VÍTIMAS DO SISTEMA

A cegueira não pode motivo para a Justiça
condenar inocentes
O Brasil, como certa vez disse o compositor maestro carioca Tom Jobim, "Não é para amadores".
Pois é, o Tom tinha razão.
Lembro da fala do Tom por causa de notícia que acabo de ver no rádio e no jornal. Trata-se de um caso envolvendo um homem negro, nordestino, pobre, semi-analfabeto; filho de pais separados, casado, dois filhos... Estou falando do porteiro, sem carteira assinada, Paulo Alberto da Silva Costa, 36 anos.
Esse Paulo foi "identificado" através de fotografias por supostas vítimas. Ocorreu no Rio, mais precisamente em Belford Roxo. Preso, Paulo se acha na cadeia até o momento em que batuco estas tontas, tortas, tantas linhas. Está preso desde o dia 6 de maio de 2020, em Bangu.
Ontem 10, o Supremo Tribunal de Justiça, STJ, anunciou o absurdo da prisão de Paulo Alberto e emitiu mandato de soltura, que até este momento não foi cumprido. Isso, claro, depois de reconhecê-lo inocente.
Paulo Alberto da Silva Costa é acusado de cometer 62 crimes. Notícia publicada há pouco no portal de O Globo, RJ, destaca que entre os crimes cometidos pelo acusado estão 59 roubos de veículos, cargas, uma receptação, um homicídio e um latrocínio na mesma região, leia-se: Belford Roxo.
Como esse Paulo, nas cadeias brasileiras existem muitos outros Paulos, Josés, Joões, Marcos, Rogérios, Antônios, Franciscos; Marias, Ritas e tantos outros brasileiros e brasileiras pobres, negros, analfabetos ou semi-analfabetos; putas, homossexuais...
Enquanto isso, Bolsonaro continua na moita, assediado por puxa-sacos e cercado por advogados contratados a peso de ouro.
Meu amigo e minha amiga, vocês sabem o que eu acho disso?
Acho uma vergonha que a polícia encerre um processo sem fazer as precisas e necessárias investigações. Faço minhas as palavras do ministro do STJ Sebastião Reis: 
 
“O sistema (Judiciário) não está funcionando. Em situação anterior, já tinha votado aqui minha preocupação com o racismo. Ele existe, não há como contestar. Basta a leitura dos processos que a gente vai perceber que o preto pobre é principal alvo da atuação policial. Se pegar mesma situação em região periférica do Rio e no Leblon, o comportamento é diferente. Quando é branco, de melhor condição, há tratamento cuidadoso e quando é preto a violência prepondera.”



POSTAGENS MAIS VISTAS