Seguir o blog

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Eu já disse e repito: há muita gente que acha que eu nunca fui criança. Eu já fui criança, sim!
Eu nasci com 18 anos e mamei até os quase 30, certo? Pois bem, eu fico sempre feliz quando pessoas em formação vem até mim pra dizer coisas, como o Pedro Ivo.
Pedro é o primeiro varão do querido casal amigo Lucélia, Marco.
Lucélia e Marco são baianos e eu baiano, quase.  Quem sabe, eu chego lá...
Outro dia fim de tarde alegraram o local onde vivo Lucélia, Marco e Pedro. O Pedro tá ai, se balançando e lendo página do novo livro do Fausto, o cartunista, Pré-Histórias. Esse livro nasceu ai, no nosso blog. Mas essa é outra história...


Pessoas muito queridas têm vindo até mim trazendo abraços, sorrisos, versos, e ás vezes uma caninha pra beber que ninguém é de ferro.
Enquanto dito essas linhas, ouço o anuncio "plin-plin" de mensagem do bom mineiro Téo Azevedo dando conta de que está em vias de lançar dois DVDs de cara  e mais um ou mais dois ou mais três CDs. E como se vê, o cara não para.

DVD "O Canto do Cerrado - Volume 01"
DVD "O Canto do Cerrado - Volume 02"
CD "Repentistas do Norte de Minas" (Téo Azevedo & Tone Agreste)
CD "Sonora Harmonia - João Francisco"
CD "O Choro do Cerrado"
Livro "A História de Nossa Senhora Aparecida em Cordel" Ed. Ampliada

Em 1983 Téo Azevedo gravou com o rei do baião, Luis Gonzaga, a Peleja do Gonzagão x Téo Azevedo pela extinta gravadora RCA Victor:



ARTÚLIO REIS, FORRÓ E SAMBA

Tudo anda muito rápido, nesta vida louca. Tanto que só me deu conta agora de que o baiano de Condeúba Artúlio Reis acaba de inaugurara a segunda parte da casa dos 70.
Meu amigo, minha amiga, você sabe quem é Artúlio Reis?
Artúlio é um dos mais admiráveis compositores da música popular.
Ele chegou à capital paulista ainda no seu tempo de jovem, com 20 anos. Fez jornalismo etc. Durante bons anos ele respondeu pela assessoria de imprensa da extinta gravadora RCA Victor, que ficava logo ali num prédio de poucos andares da rua Dona Veridiana, pertinho da Santa Casa e da rede de bares da Lilian Gonçalves, filha excomungada do cantor gaúcho Nelson Gonçalves. A propósito: é de Nelson uma das melhores interpretações para o samba Memórias do Café Nice, de Artúlio Reis. Antes de Nelson Gonçalves gravar Memórias do Café Nice, Milton Carlos e Doris Monteiro também o fizeram. 





Artúlio Reis nasceu no dia 6 se janeiro de 1942, em Condeúba, acima já referida. É casado com Janet com quem tem três filhos: Gabriela, Juliana e Junior.
Além de Milton, Doris e Nelson gravaram composições de Artúlio Luiz Ayrão (Saudade da república), Luiz Gonzaga (Tamborete de forró) e a banda baiana Olodum (Tambores de cores). Confiram:




A discografia não oficial de Artúlio chega próximo aos 150 títulos gravados, de forró a samba etc. E continua compondo, e muito.
Há uns 20 anos, um pouco mais talvez, ele foi agraciado com o almejado prêmio Caymmi de música, em Salvador BA.
Estou morrendo de saudade dos inéditos de Artúlio Reis! 

POSTAGENS MAIS VISTAS