Seguir o blog

segunda-feira, 27 de maio de 2019

MANEZINHO ARAÚJO E O HINO DO ESTADO DE MINAS GERAIS



Contem nos dedos: 42, 52, 62, 72, 82, 92...

No dia 9 de março de 1942, Manezinho Araújo gravou a valsa Minas Gerais. Essa valsa é resultado de uma adaptação da canção napolitana Vieni Sul Mar, que ele fez junto com o mineiro José Duduca De Morais (1912-2002). A primeira adaptação dessa música, que tem uns 300 anos de existência, foi feita em 1912 pelo cantor, palhaço, Eduardo das Neves em homenagem ao maior navio da esquadra brasileira ancorado, na ocasião, no porto do Rio de Janeiro.
Eduardo das Neves, carioca da gema, foi um negro fantástico esquecido pela história. Ele aparece de corpo inteiro no livro A Alma Encantadora das Ruas (1905), do jornalista João do Rio (1881-1921). Esse também foi um cara fantástico!

Minas Gerais é o hino não oficial do Estado de Minas Gerais, lançado em maio de 1942. Ouça:


A canção que gerou o hino extra oficial dos mineiros faz parte do repertório do cantor italiano Andrea Bocelli.

O pernambucano de Cabo de Santo Agostinho, Manezinho Araújo foi um dos mais importantes artistas da música brasileira. Ele compôs e gravou em diversos ritmos musicais, incluindo toadas e sambas. No total, cerca de 170 músicas em 78 RPM. Ficou conhecido como o Rei da Embolada. Suas primeiras gravações,  “Minha prantaforma”(6 de abril de 1933) e “Se eu fosse interventô” (11 de abril de 1933)  foram feitas nos estúdios da Odeon (acima).
Muita gente boa gravou música de Manzinho incluindo o Rei do Baião Luiz Gonzaga.

 Toda a obra de Manezinho Araújo se acha no acervo do Instituto Memória Brasil, IMB.

Manezinho nasceu no dia 27 de setembro de 1910 e morreu em São Paulo, no dia 23 de maio de 1993, exatos 60 anos depois de gravar seu primeiro disco. Na missa de sétimo dia do encantamento do Mané, celebrada numa igrajinha ali do bairro de Cerqueira Cézar, SP, convidei Rolando Boldrin, Téo Azevedo e outros amigos para uma roda de samba em embolada em homenagem ao amigo que se foi. A roda foi bonita. Lembra, Boldrin?
Ai na foto, eu e ele:

POSTAGENS MAIS VISTAS