Seguir o blog

sábado, 2 de dezembro de 2017

ARY BARROSO PROVOCOU O DIA DO SAMBA

No dia 2 dezembro de 1946 o mineiro Ary Barroso esteve pela primeira vez em Salvador, BA. Essa data, tornar-se - ia importante para a música popular.Isso porque acabaria por se transformar no Dia do Samba, que o Brasil todo comemoriaria, comemora e certamente comemorá por muito tempo ou pelo tempo todo. E por que isso?
Em 1938, começo deste ano, Ary tinha composto o samba Na Baixa do Sapateiro. Essa música, esse samba, faz explícta referência a uma região até hoje muito importante para os baianos.
No dia 17 de Outubro de 1938, a portuguesinha chamada Carmem Miranda,  gravou Na Baixa do Sapateiro.
A segunda gravação desta música, foi feita pelo próprio autor em 1939. Após 3 anos, foi a vez de o carioca, Silvio Caldas registrá-la em disco de 78 rpm. Essa música tem inúmeras gravações nos formatos os mais diversos no Brasil e no Exterior.Hoje é o dia do Samba. Vamos ouvir a Carmem cantar Na Baixa do Sapateiro?

BULE BULE, UM GRANDE DA CULTURA BRASILEIRA




O Brasil tem 26 Estados e um Distrito Federal.
São quase 9 milhões de quilômetros quadrados ocupados por esses 26 Estados e o distrito onde rola todo tipo de sacanagem, política principalmente.
O Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas, de todas as idades ocupando essa imensidão territorial.
Dentre esses 200 e não sei quantos mil de brasileiros, há grandes artistas. E de todas as áreas: cinema, teatro, dança, música...
Bule Bule, de batismo Antonio Ribeiro da Conceição, é um dos mais expressivos nomes da cultura popular brasileira. Nascido há 70 anos e dias e tais, Bule firmou-se na vida cultural brasileira como poucos do seu ramo.
Eu conheço Bule Bule desde o seu primeiro disco, desde o tempo em que eu apresentava o programa São Paulo Capital Nordeste, na Rádio Capital AM 1.040.
Passou-se muito tempo sem que eu o reencontrasse. Esse reencontro, aconteceu na última Bienal Internacional do livro, em São Paulo, quando eu recebi uma homenagem transformada em troféu, conferida pelo pessoal livreiro, editorialmente falando, do Ceará. Pois é.
Quarta que passou, Bule Bule e sua companheira de jornada, Gina, estiveram cá comigo cantando e contando coisas. Esse reencontro começou à boca da noite e foi até não sei que hora. 
Bule trouxe-me livros, discos e, mais uma vez, o seu coração e a sua voz e seu carinho e o seu respeito e a sua atenção e o seu talento e toda a sua brasilidade, passo a passo, junto junto, no toque da zabumba, da viola, do pandeiro e do coração brasileiro; ele, Bule.
Bule Bule é, hoje, o mais importante artista da cultura popular brasileira. No mínimo da Bahia, do Nordeste.E só não vê quem é cego, eu não sou.
Meu Deus, quando o Brasil vai descobrir e bater merecidas palmas para esse artista tão importante da nossa cultura?
Ah, quase ia me esquecendo: O Bule está bonitão, forte, sem gordura excessiva no corpo. O cabra está fazendo exercícios e não é de levantamento de copo.

GINÁSTICA

Segunda que vem 4 completam-se 7 meses de beleza e alegria na academia Cia Life, onde faço do futuro presente. É bom demais! É bom andar de bicicleta, correr na esteira, levantar peso com as pernas, com os braços e abraçar pessoas que nos chegam sempre todo dia, toda hora, o tempo todo. Tipo confraternização, como dizem os mais novos. Ginástica é fundamental para a mente e para o corpo. É tão bom fazer tudo isso! Daqui mando meu abraço forte, forte mesmo, para Anderson e Beto Júnior. Hei! Por que você não vai ali na Cia Life fazer o que estou fazendo, cuidando da mente e do corpo? Esta semana ouvi no Jornal Nacional a notícia de que o brasileiro cada dia mais está ficando obeso, por falta de exercícios. O corpo pede movimento, a mente dá inteligência. Tudo depende de nós, tem dúvida? 

GILMAR MENDES

Fera da puta, com respeito a sua mãe. Essa palavra, xingamento mesmo, anda entalada no gogó de todo bom brasileiro, do brasileiro que quer ver o Brasil melhor,sem tanta violência, sem tanta corrupção, um Brasil mais bonito, com educação e cultura para todos. 








POSTAGENS MAIS VISTAS