Seguir o blog

domingo, 31 de dezembro de 2017

O CORDELISTA PETER ALOUCHE....

Meu amigo, minha amiga, você naturalmente sabe o que é literatura de cordel. Você, meu amigo minha amiga, sabia que a literatura de cordel é uma pérola que se desenvolve só na cabeça de quem pensa? e ama a vida?
Você, meu amigo minha amiga, já ouviu falar no intelectual brasileiro nascido no Egito Petr Alouche. Pois bem, sabiam que ele também é cordelista?
Há uns anos ele publicou um belíssimo folheto,  depois musicado e cantado por......

VIVA RAIMUNDO JOSE

Ele nasceu no dia 10 de agosto de 1942, em Belo Horizonte BH. É um cara incrível. É do bem em altíssima voltagem. Seu nome: Raimundo José.
Raimundo mora em São Paulo, Capital há exatos 50 anos.
Raimundo gravou a primeira música num compacto da modalidade simples pela extinta Copacabana.
O tempo passou, passou, e Raimundo continuou íntegro na voz e  no coração. Um vozeirão de trovão, afinado, que poucos tem no mundo. A ele fui apresentado pelo meu conterrâneo, Roberto Luna. Luna, voz de pluma....
Roberto Luna, que nasceu no dia primeiro de dezembro de 1929, é outro pé de voz......
Em 1977, portanto há exatos 40 anos, Raimundo José gravou uma das pérolas do ponto, do samba, chamada Santo Forte, do meu amigo Cláudio Fontana. Para lembrar e encerrar o ano em alto astral, ouça:

FELICIDADE, PETER E PRÍNCIPE

A felicidade está em nós, à porta, em casa. Só não sabe disso quem não pensa ou não quer pensar.Pois, enfim, o pensamento faz o comportamento, porisso somos quem somos: deuses do filho de Deus.
Foi Moisés que criou o Cristianismo ou foi o Cristianismo que criou Moisés que nos criou?
A minha casa, o local onde eu moro, fica tão alegre quanto eu quando recebe pessoas  que nos faz bem, pessoas queridas, aquelas que sabemos que nos amam por sermos quem somos.
No correr dos meus 65 anos, muita gente bonita eu conheci. Gente que já se foi, gente que inda me vem a me abraçar, a me acarinhar, a dizer que somos quem somos, pessoas.
Outro dia o querido Oswaldinho da Cuíca, um paulistano de fevereiro Carnaval, segredou-me estar por aqui com o comportamento e visualização do capitalismo maluco que antes de matar, entorpece. E perguntou-me: " Assis, você não acha que o momento do tal Natal poderia bem ser um momento de reflexão, de auto reflexão?"
É, acho sim.Aliás todo tempo é tempo para refletirmos sobre o momento e ambiente, e tempo, o que vivemos.
A minha casa está cheia de graça, toda animada, colorida.
Chegou-me há pouco, o meu querido Peter. Ele trouxe-me e presente um sorriso das arábias, um sorriso brasileiro, enorme que nem a sua alma. e abraçou-me. Abraçou-me e as minhas queridas Ana e Lúcia.
Há modo melhor de ser feliz, compartilhando a nossa felicidade com outro?
Peter é um dos intelectuais mais apaixonados por Saint Exupery, francês aviador, autor da obra universal O Pequeno Príncipe.

E para encerrar o meu amigo Peter, de tantos e longos caminhos, tem o Pequeno Príncipe em muitas e muitas línguas, incluindo Russo, Árabe, e agora, numa versão esclusivíssima, interessantíssima, feita na visão do mestre brasileiro da xilogravura Ciro Fernandes.(acima). Aí na foto abaixo,  Peter, Ana, Lúcia e eu.



LEIA MAIS SOBRE O PEQUENO PRÍNCIPE:

POSTAGENS MAIS VISTAS