Seguir o blog

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

A VIDA SEGUE

No nosso calendário de comemorações, o dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. 
A data foi instituída pela Lei 11.133/2005, por iniciativa do Movimento Direitos das Pessoas Deficientes, MDPD.
Não são poucas as pessoas portadoras de deficiência.
Faz 10 anos que perdi a graça de ver com os meus próprios olhos. Mas a cegueira não é o fim:
 

EU E MEUS BOTÕES (69)

A porta da casa foi aberta de supetão, daquele jeito tipo brucutu. Era Lampa, um tanto esbaforido. Sem meias palavras e com o Estadão nas mãos, foi lendo aos solavancos a manchete: "Por fim, o cara a cara com Zelensky. Lula fala com ucraniano sobre guerra e evita tema com Biden". E continuou: "Reunião foi a primeira após divergências sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo a diplomacia ucraniana, serviu para quebrar o gelo".
Todos se levantaram batendo palmas, surpresos. Barrica foi o primeiro a falar: "Confesso que desconhecia esse lado do Lampa".
"Que lado?", bufou Lampa irritado: "Eu estudei. Eu também sou gente, portanto qual é a surpresa?".
Silêncio.
"Calma Lampa, calma", pediu com tranquilidade o poeta Zilidoro. "É que você é realmente uma pessoa incrível, Lampa", acrescentou o poeta.
Bom, pessoal. Estou muito satisfeito com todos vocês. Todos somos iguais, embora aqui e ali um brilhe mais do que o outro. O Lampa é autêntico e o seu jeito natural de falar repete-se agora. Ontem terminamos a nossa conversa com ele perguntando a respeito de Lula, que se achava nos EUA...
"Isso mesmo, chefe! Meu conterrâneo Lula estava lá pras bandas dos Stêitis, falando com o gringo que se acha dono do mundo. E devo dizer a quem se surpreende comigo que sou um cidadão comum interessado com tudo que acontece no Brasil e no mundo. Eu leio o jornal, leio revista, ouço rádio, vejo TV e até na Internet eu mexo!", acrescentou.
Muito bem Lampa, o Lula botou em dia a conversa que queria com o Zelensky. Falou de paz, paz e paz. Vamos ver no que vai dar.
"Se der certo, o Lula leva o Nobel da paz", arriscou Jão.
"Olha, até o Jão sabe o que é Nobel", meteu-se irônico Mané. 
Barrica, lembrou que ontem não falei direito sobre o Marco Temporal. Aproveito pra dizer que a questão indígena é uma questão muito delicada e que o tal Marco Temporal não existe, não está na Constituição. E se não está na Constituição não deve ser apreciado e tampouco julgado pelo STF. Como apreciar e julgar algo que não existe? 
Nem bem eu disse isso e Zoião emendou: "Existe só na cabeça dos ricões do agronegócio. Esses fazem tudo e muito mais pra ganhar, pra fazer dinheiro. São uns pobres diabos viciados em dinheiro e poder".
O papo tá bom, mas...
"Não, seu Assis, não. A gente aqui queria saber a sua opinião a respeito da PEC da Anistia Partidária. É uma aberração. Querem ficar livre das multas que chegam a bilhões e bilhões de reais e ainda afunhenhar mulheres e negros com uma cota mínima", interrompeu Zé.
Pois é, você já disse tudo. Até pessoal!
Todos, fazendo graça: Aaaaaah...

POSTAGENS MAIS VISTAS