Seguir o blog

quinta-feira, 12 de junho de 2014

A BOA RELAÇÃO ENTRE FUTEBOL E MÚSICA


Mexendo no acervo do Instituto Memória Brasil encontrei algumas centenas de músicas que tratam do binômio futebol/música.
A temática é apropriada para o período excepcional que o País passa a viver a partir de hoje e até o dia 13 de julho.
Além das músicas gravadas em todos os formatos de disco, também localizei nas prateleiras do IMB álbuns de figurinhas, livros, partituras, jornais, revistas e fotos de época relacionados a times e jogos de futebol desde os primeiros anos do século passado.
Os craques de 1958
No acervo encontrei ainda uma formidável coleção de caixinhas de fósforos de papelão estampadas com retratos dos jogadores brasileiros que integraram a Seleção e ganharam a Copa de 1958.
São incontáveis as músicas que fazem alusão direta ao futebol, e entre elas há verdadeiras obras-primas.
São inúmeros também os compositores que se dedicaram à tarefa de exaltar os nossos times de futebol e a própria Seleção desde a Copa da Suécia.
Em 1994, o cartunista maranhense Fortuna https://www.youtube.com/watch?v=pSZ2bneKNJQ fez, a meu pedido, um desenho com uma seleção de verdadeiros craques da bola (abaixo).
Mas, lamentavelmente, obras-primas como as de passado recente já não se fazem mais, inclusive porque vários gêneros musicais estão extintos, como as marchinhas.Apesar de tudo, posso dizer que fui o primeiro autor a registrar em livro (ao lado) a relação direta entre a nossa música popular e o futebol nacional.

http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cultura/noticias/arqs/2014/06/0022.html

Nessa Copa de 2014 nenhuma música significativa foi composta. O que se ouve nas emissoras de rádio e televisão Brasil a fora são jingles, das próprias emissoras e do banco patrocinador, Itaú. Hoje o Darlan Ferreira postou via Youtube uma música de sua autoria em parceria com Wagner di Paula em homenagem não propriamente à Copa ou à Seleção Canarinho, mas a brasileiros ilustres de todos os ramos sociais, como o sanitarista Cruz, Pixinguinha, Villa-Lobos, Paulo Vanzolini e Luiz Gonzaga. É um rock.
Lá atrás, eu e Jarbas Mariz enaltecemos numa canção (partitura ao lado) os pentacampeões. Clique: https://www.youtube.com/watch?v=QeJpnh8QN8k


POSTAGENS MAIS VISTAS