Seguir o blog

segunda-feira, 1 de abril de 2019

É LOUCURA MATAR GENTE

O nosso mundinho feito por Deus está uma josta. Anda loucamente prá lugar desconhecido. E nele, dentro dele, perdidos também estamos nós.
A história contada na Bíblia Sagrada envolvendo pais e filhos e filhos e pais, uns por outros mortos, continua clara que nem o sol.
Matam-se adoidadamente por nada hoje em dia. Desde sempre. E as desculpas, quando as há, são as mais óbvias e inverossímeis. Exemplo? O sujeito mata o pai ou a mãe por nada. E nem sempre é condenado por isso. Basta dizer, aliás, que ouviu uma voz no pé do ouvido. Uma voz distante, uma voz não sei de onde... Pronto! O sujeito não vai prá cadeia, vai para um hospital de tratamento mental. Essa história e tantas outras acham-se em textos da literatura popular, também.
O poeta paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918) falou muito dessas histórias doidas de que pessoas aparentemente normais são vítimas, e vice-versa, porque neste mundo tudo é doido, doidura. Somos fortes, belos e frágeis que nem cristais.
Mas, diachos!, por que estou falando sobre isso?
Num ano que não me lembro do século passado, um cara chamado Jim Jones, ordenou que cerca de mil pessoas se matassem. Naquela hora e tudo mais. E todos se mataram.
Mas por que estou falando sobre isso?
Foi, não foi, ouvimos notícia dando conta de que um americano qualquer, do Norte, invadiu uma escola e meteu bala. Isso nem é mais notícia, diga-se de passagem. Lá. Aqui, no Brasil, começa a ganhar forma essa ação amalucada.
Fora isso ainda tem aquela história de que o assassino é vítima de bullying...
O sofrimento é uma característica natural do ser humano. E é característica também tentarmos justificar o absurdo. O que aconteceu há menos de um mês em Suzano, SP, foi mais um desses absurdos em que o sujeito mata por matar e é perdoado por isso, pelo gesto trágico, dramático, praticado...
Quem perder que conte. Isso é dito popular.
Na primeira parte dos anos de 1940, o novaiorquino J. D. Salinger publicou um texto sequenciado no formato de revista contando a história de um menino de 16, 17 anos atormentado pela realidade. Nesse texto o personagem central, Holden Caulfield, demonstra suas contradições, a sua incapacidade de relacionar-se com naturalidade na escola e nos ambientes sociais. Era virgem e contava lorotas. Ele conta num fim de semana o que se passou com ele. É uma história simples, mas interessante.
Holden tem problema de tudo quanto é tipo e não confia seus pensamentos a ninguém. Exceção a sua irmã caçula, pequena, de dez anos talvez. Não tem papo com pai, não tem papo com mãe, o papo que tem com professor é rasteiro e inconsequente. Enfim, Holden é um alienado, sem futuro. Mas nem por isso saiu com uma metralhadora, um revólver ou uma faca matando quem encontrasse pela frente. O contrário do adolescente que invadiu a Escola de Suzano e matou alunos e professores.
O texto pulicado em formato de Revista por Salinger ganhou formato de livro em 1951.
A história, O Apanhador no Campo de Centeio, The Catcher in the Rye, transformou-se num sucesso estrondoso. Foi traduzido em várias línguas. E o resto desta história todo mundo sabe, inclusive que J. D. Salinger morreu aos 91 anos de idade. Em resumo: matar não é legal. Matar gente não é legal. Gente que mata gente não é, em suma, gente que presta. O mais, deixemos aos psicólogos e demais profissionais da mente.

ARY BARROSO NO SESC PINHEIROS. NÃO PERCA!




O 31 de março é um dia como outro qualquer. Não, o 31 de março não é um dia qualquer. Você sabe por que eu digo isso?
O dia 31 de março é um dia marcante na vida brasileira.  Nesse dia, em 1904 nasceu Araci Cortes. O nome de batismo de Araci era Zilda de Carvalho Espíndola, filha de um chorão de nome Carlos.
Araci Cortes foi pioneira em muita coisa bonita.
Essa Araci começou a vida artística com 16 anos de idade e já falando palavrão que era uma coisa maravilhosa, embora chocante para boa parte da sociedade da época. o rastro de Araci vieram Dercy Gonçalves e Aracy de Almeida, principal interprete feminina de Noel Rosa (1910-1937). O tempo passou e Araci Cortes transformou-se na Rainha das Atrizes do Brasil em 1937, dois anos depois no dia 16 de junho, ela interpretou Aquarela do Brasil pela primeira vez na revista “Entre na Faixa”, de Luís Iglésias.
Estão se completando 80 anos da primeira gravação de Aquarela do Brasil, feita pelo rei da voz Chico Alves (1898- 1952). Essa música Chico gravou no dia 18 de agosto de 1939. O resto é história. Isso tudo se acha no acervo do Instituto Memória Brasil, IMB. No IMB também se acham as raríssimas gravações de Ary ao piano. O LP que aparece  na foto aí foi lançado pela Funarte em 1984. Nele há faixa de Araci cantando e dando depoimento sobre a sua vida.
Atenção, pessoal! amanhã 2, às 10h, estarei falando sobre o samba Aquarela do Brasil e seu autor, o mineiro de Ubá, Ary barroso. Ao meu lado estarão as conterrâneas de Ary, irmãs cantoras que o Brasil todo conhece: Célia e Celma. Endereço? É ali no SESC Pinheiros,  R. Pais Leme, 195, Pinheiros, São Paulo. O papo é na faixa . Quer saber mais? Click https://musicaemletras.blogfolha.uol.com.br/2019/03/12/celia-e-celma-contam-e-cantam-a-vida-de-ary-barroso-em-curso-em-sao-paulo/



POSTAGENS MAIS VISTAS