Seguir o blog

sexta-feira, 10 de março de 2017

HOJE É DIA DE SEBASTIÃO MARINHO!

Sebastião Marinho é um dos mais sensíveis e instruídos repentistas brasileiros. Nasceu em Solânea, PB, no dia 10 de março de 1948. Desde sempre, o seu brinquedo principal foi a viola. Começou a tocar e a cantar de improviso quando tinha 20 anos de idade. Primeiro na sua cidade e depois em Campina Grande e João Pessoa até chegar de mala e cuia a São Paulo, a "Capital dos bandeirantes e dos nordestinos", como eu gostava de dizer no programa São Paulo Capital Nordeste (Rádio Capital, AM 1.040), que apresentei durante seis anos.
A sonoridade que Marinho tira da viola dá gosto, dá alegria total aos bons ouvidos e a sua poética improvisada é encantadora, por se diferençar de boa parte dos seus pares. Ele já cantou com os mais importantes repentistas do País, incluindo Mocinha de Passira, Oliveira de Panelas, Valdir Teles, João Quindingues. Seu parceiro mais frequente é o conterrâneo Andorinha. Acima, uma pequeníssima amostra do talento do paraibano de Solânea.
O repentista Sebastião Marinho, fundador da União dos Cordelistas, Repentistas e Apologistas do Nordeste, UCRAN, vive em São Paulo desde os primeiros dias de Abril de 1976, e hoje na UCRAN ele recebe amigos e profissionais da viola para uma belíssima noite de cantoria. O endereço? Rua Teixeira Leite, 263, Liberdade.


SARAH BRASIL

A pobreza cultural apresentada nas emissoras de rádio e televisão é de dar dó. Raros são os momentos de qualidade que a tevê tem oferecido ao público. Exemplo disso foi o que fez a Band. Clique:


POSTAGENS MAIS VISTAS