Seguir o blog

segunda-feira, 18 de março de 2019

POESIA E MÚSICA NA VIDA BRASILEIRA




O dia 14 de março é um dia importante para a poesia e para a música brasileiras. Nesse dia, em 1941, o pernambucano Luiz Gonzaga estreava profissionalmente em disco. De uma só tacada ele gravou, pela extinta Victor quatro músicas, entre as quais a que se transformaria no seu primeiro sucesso: Vira e Mexe.
O dia 14 de março também marca a data de nascimento de um dos maiores poetas do Brasil: Castro Alves (1847-1871), baiano.
Castro Alves produziu pouco e só lançou um livro: Espumas Flutuantes. O tempo o imortalizou com o Navio Negreiro e o Gondoleiro do Amor. O Navio e o Gondoleiro são os mais gravados por nomes como Mário Pinheiro e Vicente Celestino, passando por Tonico & Tinoco e Inezita Barroso.
A gravação de Tonico e Tinoco data de 1962, que incluí num CD da série Som da Terra (Warner/ Continental). Essa série data de 1994, com encartes (26) assinados por mim.
Os discos que Luiz Gonzaga e as diversas gravações de O Gondoleiro do Amor (ai na foto) se acham no acervo do Instituto Memória Brasil, IMB.
O mês de março também marca o nascimento do sociólogo Gilberto Freyre (1900) e a estreia do paulista Carlos Gomes no SCALA de Milão (1870).










POSTAGENS MAIS VISTAS