Seguir o blog

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

BRASILEIROS ESQUECIDOS (3)

Não são dezenas, são centenas de artistas brasileiros esquecidos pelos próprios brasileiros.
O Brasil é madrasta, se me entendem.
Numa boa, Quem lembra de Manezinho Araújo? Numa boa, Quem lembra de Chico Alves? 
Numa boa, quem lembra de Luís Bonfá?
Luís Bonfá nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de setembro de 1923 e morreu, no Rio aos 58 anos de idade.
Luís Bonfá começou a carreira muito cedo. Nos anos 40 já tinha músicas gravadas. Em 1955, algumas das suas músicas já eram sucesso nacional, na voz de Dick Farney.  De Cigarro em Cigarro, um samba canção do Bonfá, por exemplo, fez sucesso na voz de Nora Ney. Nora foi a primeira intérprete de Rock on the Clock, em 1958. Quer dizer, o rock chegou ao Brasil, rigorosamente através da voz de uma mulher, Nora Ney. Mas essa é outra história...


Luís Bonfá morou durante anos nos EUA. Lá conheceu muitos brasileiros que já faziam sucesso, como Laurindo Almeida. Lá ele conheceu Elvis Presley, que gravou dele, em 1968, Almost in Love (clique).



Luís Bonfá era compositor de letra e melodia. É dele a belíssima e simples Manhã de Carnaval. Essa música é de 1956 e é uma das 10 mais ouvidas e gravadas em diversos idiomas até hoje, ouça:




E, claro, não dá para deixar de ouvir dele a deliciosa O Barbinha Branca, com Tom Jobim e outros craques, incluindo o próprio instrumentista Bonfá. 



Na gravação de Elvis, pode-se ouvir o violão mágico de Bonfá. Detalhe: Bonfá morreu com Alzheimer, esquecido de tudo.
Manezinho Araújo nasceu no dia 27 de setembro de 1910 e foi para a Eternidade no dia 23 de maio de 1993. Morreu dormindo. Mané ficou famoso como o Reo da Embolada.
Chico Alves, de batismo Francisco Alves, morreu no dia 27 de setembro de 1952. 
Bom, eu não sei se nasci ou se morri, mas o fato é que enquanto Chico ia morar no céu no fatídico 27 de setembro punham-me para morar no inferno, este em que vivemos.

BRINCANDO COM A HISTÓRIA (57)



POSTAGENS MAIS VISTAS