Seguir o blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

MATARAM NERUDA, NERUDA VIVE!

Pablo Neruda no Pacaembu

Ditadura de esquerda ou de direita não presta. Pra ninguém.
Ditadura militar ou civil não presta em língua nenhuma, nem aqui nem alhures.
Em 1973 o troglodita Augusto Pinochet levou o Chile e a sua população ao buraco mais fundo do país.
As ditaduras foram se multiplicando mundo afora desde sempre. Os anos 60 foram terríveis. Os anos 50 também. Anos 30, no Brasil, foi um horror com Getúlio Vargas que, de modo inexplicável às mentes mais lúcidas, entrou para a história como "o pai dos pobres".
Todo mundo sabe e o mundo todo também que a Rússia de Stalin sucumbiu. Tempos lá do Comunismo.
A China de Mao levou milhões de chineses à sepultura. Um horror!
O Brasil, durante duas décadas foi comandado por generais e juntas militares. Muita gente foi presa, torturada e morta e outras, exiladas.
Um golpe militar comandado por Pinochet derrubou o governo democrático de Salvador Allende no dia 11 de setembro de 1973. O modo que Allende encontrou para se despedir do seu povo e seu mundo foi o suicídio. Não havia escapatória. Era isso ou deixar-se simplesmente ser assassinado pelo ditador de plantão que o substituiu na marra.
Não custa lembrar que o jovem compositor e cantor chileno Victor Jara (1932-1973) foi sequestrado e levado para ser assassinado no Estádio Nacional de Chile. Antes disso seus algozes obrigaram-no a cantar e tocar violão. O artista pegou o violão e começou a tocar e a cantar. Num vapti-vupti, cortaram-lhe as mãos e acabaram com ele com um tiro na nuca.
Doze dias depois do golpe que derrubou Allende, os seguidores de Pinochet conseguiram envenenar o poeta Pablo Neruda.
Neruda, de batismo Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, estava internado num hospital para o tratamento de um câncer de próstata.
Familiares e amigos do poeta não engoliram a versão oficial, segundo a qual, ele teria morrido em consequência da doença que tratava.
Hoje 15 até o final da tarde deverá ser anunciado oficialmente a causa mortis de Neruda.
O poeta Pablo Neruda, que foi diplomata e até senador por seu país, deixou vários livros publicados e um LP intitulado Veinte Poemas de Amor y una Canción Desesperada.
Seu principal tradutor no Brasil foi o poeta Thiago de Mello (1926-2022), pai do cantor e compositor Manduka, parceiro de Geraldo Vandré na música Pátria Amada, Idolatrada, Salve Salve.
Em 1971, Neruda recebeu o prêmio Nobel de Literatura. Antes, em 1945, ele esteve em São Paulo, mais precisamente no Estádio do Pacaembu, declamando poemas diante de pelo menos 100 mil pessoas. História.
Pra lembrar o poeta, ouça:
 

POSTAGENS MAIS VISTAS