Seguir o blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

É DIFÍCIL, MAS É BOM, LER MAQUIAVEL


É longa a história política dos Estados Unidos da América. Longa, complicada e tudo o mais.
Os EUA são conhecidos como a terra da liberdade.
A Constituição estado-unidense é constituída de uma dúzia de artigos. E é longa a sua história.
Até hoje, nenhum presidente norte americano foi “impichado”. É verdade, porém, que em duas ocasiões a Câmara dos Deputados, lá deles, aprovou o processo de Impeachment contra Andrew Johnson (1868) e Bill Clinton (1998). Entre o primeiro e o segundo, houve Nixon (1974), que optou pela renúncia. Em suma: a Câmara votou pela derrubada de Johnson e Clinton, mas o senado os salvou.
Esses fatos levam-me a lembrar de Maquiavel (1469-1527).
Maquiavel escreveu algumas pérolas do livre pensar político, jurídico e militar.
Em O Príncipe, escrito no começo da segunda década dos anos 1500, O Príncipe só foi lançado a público poucos anos após a morte do autor. Mas o que eu quero dizer é o seguinte: Maquiavel, político sem cabresto, filósofo, poeta e músico, explicou tintim por tintim como um príncipe, rei ou presidente, deve ou deveria governar seu principado, reino ou República.
É uma delícia ler o príncipe.
Muita gente pensa, até hoje, que é de Maquiavel a definição segundo a qual “os fins justificam os meios”, não é nada disso, mas pode ser. O certo, porém, é que a frase não é do italiano Nicolau Maquiavel.
Eu duvido que os presidentes ameaçados de impeachment ai citados tenham algum dia lido Maquiavel. Tampouco, O Príncipe. Acho, também, que Donald Trump – agora ameaçado de impeachment – tenha lido Maquiavel e como seus pares anteriores seja vencido por seus apoiadores no senado platinado dos Estados Unidos da América do Norte.
Muita gente mundo afora acha que Maquiavel é “maquiavélico”. Ele era, simplesmente, um pensador que pensava de modo originalíssimo. A propósito: há exatos 500 anos, ele escrevia a Arte da Guerra.
Quando o Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, com a sua prepotência incurável, escrevi:

POSTAGENS MAIS VISTAS