Seguir o blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

PLEBISCITO?

A pretexto de reformas políticas, agora novamente é posto em pauta o tema plebiscito.
A primeira vez que isso ocorreu foi há 50 anos, devido à crise plantada no governo João Goulart, em 1961.
O sistema democrático corria riscos.
A consulta à população, feita no dia 6 se janeiro de 1963, era se prevaleceria o sistema parlamentarismo vigente como forma de governo ou se reimplantava o presidencialismo previsto na Constituição de 1946.
Deu presidencialismo (76,97%).
Mas para que isso ocorresse, uma grande campanha foi lançada nas emissoras de rádio de todo o País, com o objetivo de convencer os eleitores que o presidencialismo era a opção mais acertada.
A opção pelo parlamentarismo registrou 16,87% dos votos (os nulos e brancos somaram 6,22%).
Dessa campanha participaram vários artistas, entre os quais Ângela Maria, Nora Ney, Emilinha Borba, Isaurinha Garcia e Ivon Cury, acompanhados pelo conjunto musical do flautista Altamiro Carrilho e pelo próprio flautista, Altamiro.
O texto cantado gravado em disco (reprodução do selo, acima), em ritmo de samba, começava com Jorge Veiga:

Meu povo a decisão
Agora está na sua mão
No dia seis
Vamos dizer que não
O Ato Adicional
Só aumentou a inflação
Com lápis na mão
Vamos dizer que não
Não e não...

Um texto findava a faixa, com estas palavras:
- Dia 6 é a sua vez. Acabe a confusão. Marque um X no quadrinho: Não...
O resto da história é sabido, mas não custa lembrar: um ano e dois meses depois os militares apearam do poder Jango e implantaram uma ditadura sangrenta no País, que se estendeu por longos 21 anos.

FÓRUM DE CULTURA
Atenção! Do Fórum de Educação e Cultura, acabo de receber:
A todos que frequentam o Fórum de Cultura e Educação, comunicamos que estamos participando do Grupo de Trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, e que na quarta-feira estaremos encerrando a etapa que resultou na Lei  Zé Renato (em trâmite na Câmara dos Vereadores), na Proposta de Edital para os CEUs, (já aprovada para encaminhamento aos Secretários da Cultura e Educação do Município), e na Proposta de Campanha  de Popularização  de Ingressos para outubro/novembro /dezembro e janeiro de 2013/2014, em fase final de aprovação.
O quarto ponto será mais extenso e demorado  (trata-se da questão das salas de espetáculo, que deverá ser discutido pelo Fórum em Seminário próprio, e no GT com as entidades de classe).
Consideramos que nesta semana ainda não será possível realizar a reunião da quarta-feira do Fórum, pois o GT  tem sua reunião no mesmo horário e dia, e no momento é preciso priorizá-lo para encerrar as ações descritas  acima. Na próxima semana com certeza nos reuniremos, retomando nossos encontros semanais e o planejamento do próximo Seminário.
Quer saber mais?
Acesse:
http://forumculturaeducacao.wordpress.com/

POSTAGENS MAIS VISTAS