Seguir o blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

IMPRENSA HOMENAGEIA ZÉ HAMILTON RIBEIRO

Façanha e tanto é uma revista no nosso país chegar aos 25 anos, principalmente se ela for especializada em Jornalismo.
Essa revista existe e se chama Imprensa.
Seu fundador, Sinval de Itacarambi Leão, elaborou uma programação especial para discussões em torno da profissão e homenagear um de seus grandes representantes: o paulista de Santa Rosa de Viterbo José Hamilton Ribeiro.
A abertura ocorreu ontem à noite no teatro da unidade Santana do Serviço Social do Comércio, Sesc.
O homenageado esteve presente.
Informalmente entrevistado por sua colega Neide Duarte, José Hamilton disse coisas interessantes e reflexivas sobre a profissão que abraçou há meio século.
Ele brincou, contou causos e até se emocionou.
Falou da competência feminina, dos amigos, da Internet, de como começou a carreira, de tudo.
Nenhuma pergunta ficou sem resposta, nem a que tratou do acidente de que foi vítima na guerra do Vietnã em 1968, ao pisar numa mina camuflada e perder parte da perna esquerda.
Ele arrancou risadas antes e depois de falar de seus medos, que são três: morrer, entrar em caverna e ser picado por abelha.
Antes um vídeo de 15 minutos contou parte da sua trajetória.
Zé apresentou uma fórmula simples, que inventou por brincadeira.
Segundo ele, uma grande reportagem (GR) tem de ter um bom começo (BC), para prender o leitor; e um bom final (BF), para deixar o leitor com gosto de quero mais.
No meio disso, ele recomenda trabalho vezes talento (T x T) elevado à potência N, que é a potência necessária para uma reportagem ganhar o carimbo de Grande Reportagem.
Viva o professor José Hamilton Ribeiro!

PROGRAMAÇÃO
A programação da revista Imprensa no Sesc foi reiniciada hoje de manhã, com discussões sobre mídias sociais, arquitetura das empresas de comunicação e jornalismo digital; e termina amanhã, com debates em torno dos desafios da cobertura jornalística 24 horas, a relação entre mídia e publicidade, a vocação do jornalismo impresso e a mídia eletrônica.

ANIVERSÁRIO
Hoje o cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré completa 77 anos. A diferença de idade entre José Hamilton e Geraldo é de apenas duas semanas. Para Geraldo, ficam o registro e os nossos votos de saúde e bem-estar.

POSTAGENS MAIS VISTAS