Seguir o blog

sábado, 18 de novembro de 2017

CARTUNISTA FAUSTO LANÇA LIVRO

Fausto pé um dos maiores cartunistas do Brasil, isso todo mundo sabe. O que o mundo todo ainda não sabe é que Fausto lança amanhã, 19, mais um belíssimo livro de sua lavra, cuja capa é a que abre este texto aí em cima. Esse livro surgiu no dia a dia deste Blog, como muita gente já deveria saber. 
A respeito de Fausto, o paraibano Kydelmir Dantas escreveu o que segue:

A PRÉ-HISTÓRIA DO FAUSTO

E numa manhã qualquer estava eu no trabalho, em Mossoró – RN, atendendo um telefonema e escutando do lado de lá: “Venha até o Museu Histórico que tem um jornalista de São Paulo que se interessa por cangaço e quer te conhecer.” Daí fui e encontrei o Fausto. Depois dos primeiros contatos e as visitas à História Mossoroense, fomos até o poeta Antônio Francisco. Dia seguinte, partiria eu à Campina Grande – passando antes por minha cidade Nova Floresta-PB - e o Fausto, que também estava se programando pra visitar o amigo Fred Ozanan por lá, aceita o convite pra me acompanhar. Então vi que além de chargista, caricaturista e jornalista o homem se interessava por fotografia e geologia – não podia ver uma pedra na estrada, independente de tamanho que ou fotografava ou recolhia para ‘levar pra casa’ (terminou esquecendo algumas no carro) - um mandacaru mais vistoso ou um juazeiro verde, símbolo da resistência na paisagem da caatinga nordestina; um carcará ou uma ave canora de nossa caatinga, que embelezam e encantam as paisagens do sertão de antanho e d’agora. A fala mansa, o olhar perspicaz e o cuidado no que falava ou fazia me fez ver ali ‘um cabra especial’, destes interioranos que sentem saudades do seu torrão natal e dos que não esquecem o(a)s amigo(a)s de ontem, de hoje e de sempre.

Seguindo a máxima do filósofo grego Aristóteles – assim disseram que ele disse no Séc. III A.C.: “Felicidade é ter o que fazer.”, talvez venha daí a sua ideia de retratar, rabiscar e enriquecer estórias da pré-história de animais e do homo erectus/sapiens nas suas tiras que ora me atrevo a comentar. 

O livro será lançado em evento intitulado SketchCON II pelo editor Carlos Rodrigues da Editora Criativo. Estarão presentes ao Evento mais de 40 autores, entre cartunistas, quadrinistas e artistas gráficos. Serão também lançados pôsteres de vários artistas, inclusive dois do Fausto. Apareçam por lá: Largo Ana Rosa, 33, ao lado da Estação Ana Rosa do metrô, a partir das 11 hs da manhã.

FESTANÇA DA MÚSICA INDEPENDENTE NA TOCA DO AUTOR

Ontem a Toca do Autor completou seu primeiro ano de apoio à música independente com uma festa muito bonita. Nem a chuva impediu a gostosa reunião de compositores, instrumentistas, cantores e artistas completíssimos que encontram na Rua João Adolfo, 108 o espaço acolhedor para apresentarem suas criações, sob a batuta de Alexandre Tarica. Estiveram presentes o violonista Bráu Mendonça, o violinista João Antônio Galba, compositores como Nando Távora e Cássio Figueiredos, o jornalista e músico Arnaldo Afonso,as cantoras Susie Mathias, Helen Torres e Regina, entre outros. Confira as fotos dessa alegria:









HOJE É DIA DOS MENINOS FAUSTO E CORTEZ

Eu não sei como esse mundinho besta vai acabar, mas ele começou do nada, assim à toa, numa explosão: Buuuuuuummmmm!
Essa é uma tese. A outra pode ser lida em Genesis. 
Diz-se que, como na primeira tese, tudo começou do nada.
No princípio, por não ter o que fazer, Deus decidiu se divertir. Olhou prum lado, prá outro, entendendo que tudo estava monótono demais, e aí plin, plin, e do nada surgiram o céu e a terra, misturados. No primeiro dia ele cuidou de separar uma coisa da outra, a luz das trevas. Criou o mar, as plantas, as aves e todo tipo de animal. Por derradeiro, no sexto dia, achou que estava faltando uma espécie entre os animais: éramos nós. Foi daí, da terra, que surgiu essa coisa a que todo mundo chama de homem. Depois, penalizado o arrependido, decidiu do homem arrancar uma costela e dela criar do Homem a versão feminina. Vejam só!
Não sabemos há quanto tempo foi isso. Há bilhões, trilhões de anos?
Por mais cabeção que seja o homem jamais conseguirá saber o dia em que Deus criou a Terra, o Universo.
Paremos por aqui e vamos bater palmas para pessoas a quem amamos, que nasceram em data que sabemos. 
Há poucos dias eu completei 65 anos de idade. Hoje, nesse número que me alcança é Fausto, o cartunista, um criador do Criador.
Quem também está comemorando novidade é José Xavier Cortez. Perguntinha, pois perguntar não custa: quem nasce em Currais Novos o que é? Resposta: É Cortez, hahahahaha.
Fausto é paulista de Reginópolis e Cortez, nordestino de Currais Novos, RN. Fausto nos diverte com seu bom humor explicitado na sua obra de cartunista e Cortez nos ensina, também com humor.
Há quase 40 anos, Cortez emprestou o seu nome à uma Editora que meio mundo conhece. Até eu lancei livro por ela: A Menina Inezita Barroso e Lua, Estrela, Baião: A História de um Rei.
Como Fausto, José Cortez nasceu guerreiro e cedo trocou sua cidade berço pelo ruge-ruge do Rio de Janeiro, onde fez história, ali pelos perigosos anos de 1960, como marinheiro, insatisfeito com os rumos que o Brasil começava a tomar. Resultado: findou caçado pela rebordosa. Mas a vida tinha que seguir, e ele foi para São Paulo, onde casou-se, teve filhas e tornou-se um dos maiores editores e livreiros do Brasil.
Viva Cortez!
Viva Fausto!
Cortez completa hoje 81 anos de idade.



POSTAGENS MAIS VISTAS