Seguir o blog

sábado, 18 de julho de 2020

DE NOVO, A VELHA QUARENTENA

Tenho ouvido muitas palavras novas. Também palavras de uso passado, como pandemia e quarentena.
No dicionário da língua portuguesa há cerca 400 mil palavras. Talvez mais.
A primeira vez que ouvi a palavra "quarentena" foi ali pelo dia 25 de julho de 1969. Dias antes eu vira na TV, ainda em p&b, transmissão da chegada do homem a Lua. Na ocasião, eu passava férias em Timbaúba dos Mocós, PE.
Além de Pandemia, quando se classifica uma desgraça que a todos nos atinge, como o Novo Coronavírus, outras palavras e expressões chegam até a nos irritar pela repetição exaustiva. Exemplos: impactado, distanciamento, novo normal, isolamento social, média móvel, aplicativo, cada qual faz sua parte, furar a quarentena, cloroquina, platô, achatamento da curva, novas regras, ninguém sabe o que será depois da pandemia, lockdown, drive-thru, drivin, delivery, live, coach, home office... E os ensinamentos: lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, usar máscara de pano e/ou papel, não sair de casa, etc.
O mundo já registra mais de meio milhão de mortos.
No Brasil, estamos chegando à casa de 80 mil mortos. O número de contaminados pelo danado do vírus no mundo, já passa de 14 milhões.
No começo dos anos de 1970, o Governo Militar escondeu a Pandemia da Meningite. Foi uma desgraça!
Em 1918, a Gripe Espanhola matou mais de 35 mil brasileiros em menos de 3 meses. Um horror!
No mundo, essa gripe matou milhões.
A quarentena foi aplicada pela primeira vez na Itália, quando lá chegou a Peste Negra.
Essa palavra eu só viria a conhecer em julho de 69. Naquele ano, escutei à exaustão repórteres de rádio e televisão dizerem que Collins, Armstrong e Aldrin iriam ficar em quarentena antes de se comunicar com amigos, familiares e Imprensa.
Os astronautas ficaram 21 dias trancados, em quarentena.
Nas origens, quarentena significa 40 dias. Não se sabe, porém, se a palavra tem a ver com a Quaresma, os 40 dias que Cristo ficou no deserto ou o pós parto em que as mulheres ficam em resguardo.
Depois que a mulher dá à luz diz-se, no Nordeste, que ela descansou, que está em descanso. Depois disso, ela fica descansada e pronta pra começar tudo de novo.
Ah! Ia-me esquecendo: outra palavrinha que está enchendo o saco é B-o-l-s-o-n-a-r-o.

EXEMPLO DE EDUCAÇÃO

Nesses tempos bicudos de Pandemia, de agressão, desrespeito, roubo, em que muitos passam a perna nos outros, chega a ser louvável a notícia que dá conta de um prefeito do Interior puxar as orelhas de um filho adolescente que pisou na bola ao inscrever-se no programa Auxílio Emergencial, patrocinado pelo Governo Federal. O prefeito, Luís Cássio de Souza Andrade, Nova Soure, BA, chamou o filho para uma conversa e...
E mais do que falar, prefiro que vocês assistam o vídeo:



POSTAGENS MAIS VISTAS