Seguir o blog

domingo, 20 de maio de 2018

HOJE É DIA DE RENATO TEIXEIRA



Renato Teixeira é um dos mais férteis compositores da boa música brasileira, inserido na raia da chamada música caipira. É dele a belíssima Romaria, que a gauchinha Elis Regina (1945-1982) gravou em 1976 ou 1977. Um clássico do gênero. No começo de julho de 1978, há 40 anos portanto, eu o entrevistei para a Folha de S. Paulo (acima). Até então ele era um talento em ascensão, mas ainda desconhecido. Romaria já foi gravada de modo diferente por pelo menos duas centenas de cantores e cantoras. No acervo do Instituto Memória Brasil, IMB, se acha toda a obra de Renato gravada em compactos, LPs e CDs, sendo o mais recente o que ele gravou com a Orquestra de Mato Grosso, sob a regência de Leandro Carvalho. Curiosidade: a primeira vez que Renato entrou num estúdio para gravar foi com a baiana Gal Costa. A música, que concorria num festival da Record, chamou-se Dadá Maria.A obra de Renato já se acha enriquecendo filmes e novelas. A primeira novela que conta com uma música sua na trilha, foi Mulheres de Areia, em 1973/1974. 
Renato Teixeira nasceu no dia 20 de maio de 1945, em Santos SP. Passou parte da infância em Taubaté, que trocou pela Capital paulista. Hoje ele se divide entre Mato Grosso, Santos e São Paulo. 



TEU MUNDO NÃO CABE NOS MEUS OLHOS

Captalismo, história e religião, o que tÊm a ver?
Humanismo e futebol, tem a ver com quê?
O Santista de Santos, SP, que fique bem claro, José Ramos Tinhorão é apreciador profundo  das idéias do "Barba Branca" alemão, Karl Marx (1818-1883).
Marx foi o grande teórico do Capitalismo, sabemos todos. Ele nasceu há exatos 200 anos e será eterno pelas  suas idéias futuristas.
O mundo está se perdendo pelo poder, e poder é grana, é capital.
O  dólar fechou a semana,  no Brasil em quase 4 reais. É dinheiro pra caraca! mas não é sobre Marx e captalismo que quero falar.
A cegueira do capital, dos grandes criadores e valorizadores dos dinheiros do  mundo inteiro,está se perdendo por falta de visão. Cegos são e assim continuarão por não verem  o óbvio da vida. O filme Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos é um  bom filme, bom enredo.
O ator Edson Celulari esforçou-se o quanto pode em fazer o que fez, o papel principal , do cego Vitório.
Vitório nasceu cego e no correr do tempo pessoas dele muito próximas quiseram e tentaram fazê-lo ver as cores e outras vidas que ele não conhecia. È ficção.
E não sei se houve em mim alguma identificaçao maior com o personagem Vitório.
O Vitório,  de Paulo Nascimento, é um cara que nasceu cego ....e não vou contar mais, vão ver o filme, é bonito.
Como há muito tempo não tenho o que fazer, depois que perdi a luz dos meus olhos, tenho feito coisas assim:

POSTAGENS MAIS VISTAS