Seguir o blog

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE CAPIBA?

Capiba e Assis
A Discografia Brasileira registra nomes de grandes compositores e intérpretes, como Capiba.
Capiba, de batismo Lourenço da Fonseca Barbosa, era pianista e compositor dos mais importantes do Brasil. Nasceu em Pernambuco e deixou uma quantidade incrível de músicas de sua autoria. Uma vez o chamei de Pai do Frevo. Ele não gostou.
A verdade é que Capiba não compôs só frevos.
Da discografia de Capiba constam canções, cirandas e tal. 
Chico Alves, o Rei da Voz, foi o primeiro artista de renome a gravar uma composição de Capiba: a canção-frevo Júlia, de 1938, um ano antes de explodir a 2ª Grande Guerra.
A primeira composição de Capiba foi a valsa Lágrimas de Mãe, que compôs junto com seu irmão Antonio, em homenagem a mãe Maria Digna da Fonseca Barbosa. 
Corria o ano de 1924 quando isso ocorreu. 
Em 1924, Capiba escolhera João Pessoa/PB, para estudar. Nesse mesmo ano em São Paulo estourava a Revolução Constitucionalista.
Capiba nasceu no dia 04... Não! Capiba nasceu no dia 28 de outubro de 1904, 10 anos antes de explodir a 1ª Grande Guerra.
Capiba foi um herói da nossa música e continuou a compor até pouco antes de nos deixar, no dia 31 de dezembro de 1997. 
Em dezembro de 1933, portanto há 80 anos, o cantor Mário Reis gravava de Capiba a marcha pernambucana intitulada É de Amargar. Essa música foi composta em homenagem ao irmão do autor, Antonio, que morrera naquele ano. Ouça: 


LEIA MAIS: CARNAVAIS DAS PANDEMIAS DE ONTEM E DE HOJE (1)

POSTAGENS MAIS VISTAS