Seguir o blog

sexta-feira, 8 de julho de 2022

JOÃO MARQUES: O HOMEM E A BANDA

Momentos especiais da vida do músico João Marques
João Marques é um paulistano nascido no Jardim América, há 80 anos.
Filho de Emília e Antônio, já desaparecidos, João muito cedo encantou-se com o som de retretas e bandas de música. Não pensou muito e logo passou a integrar o corpo da banda da Polícia Militar de São Paulo. 
Há uns três ou quatro anos, a banda Sinfônica de São Paulo gravou um CD com repertório assinado por Antônio, o pai de João. Nesse disco, produzido pelo próprio João, está inclusa uma faixa em homenagem ao
município de Itirapina, SP. Título do disco: Hino de Itirapina e mais — Hinos patrióticos do Brasil e Seleção de Dobrados. "Esse hino foi a forma que meu pai encontrou para homenagear a cidade onde nasceu", conta João Marques.
Além de Hino de Itirapina, João Marques produziu mais dois CDs: Velhos Amigos e Recordações de Itirapina. 
Velhos Amigos é um disco cujo repertório é todo de João e seu parceiro mais frequente: Alcino Paulino.
Recordações de Itirapina tem o acompanhamento em todas as faixas do pianista Marco Antônio Bernardo.
Entre marchas, choros, valsas e dobrados Antônio Marques Jr deixou 511 composições, quase todas ainda inéditas. 
Em resumo seria essa a história do pai de João.  João, conversador que é, tem sempre muita história pra contar. Uma conversa com ele é aula, duas conversas um curso intensivo sobre história e vida cotidiana. 
A vida de João Marques não foi fácil, mas ele entendeu que era preciso lutar.
João Marques esteve há pouco numa prosa comigo, cá em casa. E falou de tudo. Além do pai, falou da mãe, da mulher Noêmia e dos filhos Tomás e Heraida, que já lhe deu dois netos e mora em Orlando, EUA. Falou também dos irmãos Ênio, Oscar e Nelson, já desaparecidos; e Sônia. Dentre os irmãos, João é o mais velho.
A história pessoal desse João é enorme.
Amigo de muitos artistas famosos como Altamiro Carrilho, Jacob do Bandolim, Nabor Pires Camargo e Zé Cupido, João Marques é um compositor e sanfoneiro de grandes qualidades. Nunca, porém, gravou disco tocando, pois nunca fez parte de seus planos abraçar a carreira solo. 
Em casa, num bairro de São Bernardo, SP, João tem uma enorme quantidade de discos em todos os formatos, notadamente de 78 RPM.
Como cidadão, respeitador que é, João Marques identifica-se como "espiritualista" da linha kardecista. Ele acredita que "a vida não finda aqui na Terra. De uma maneira ou de outra, a gente volta e ocupa outro corpo".
Quando João começa a falar, o tempo parece que para. Os assuntos são os mais diversos. Ele já tem o seu candidato a presidente e diz que a principal obra do ex-governador João Dória foi implodir o PSDB. Acha que o Brasil anda meio afunhenhado, mas pra tudo há um jeito.
A sua obra pessoal, como compositor, chega a pelo menos 100 títulos.
A cidade de Itirapina fica a 212km da Capital paulista e tem uma população estimada em 18 mil habitantes, segundo pesquisa do IBGE feita em 2020.
Ouça o Hino de Itirapina, de Antônio Marques Jr:

POSTAGENS MAIS VISTAS