Seguir o blog

domingo, 31 de janeiro de 2016

VIVA JOÃO CARLOS MARTINS

Belo e tocante foi o programa que a TV Cultura apresentou ontem a noite sobre João Carlos Martins, que como pianista especializado em Bach levou o nome do Brasil para boa parte do mundo, incluindo os EUA e China. Aliás, guardo comigo ainda um belo programa de um concerto na terra de Mao Tse Tung.
João Carlos Martins foi vítima do acaso, quando participava de uma pelada no Central Park, em Nova Iorque, no fim dos anos 60. No decorrer da partida, uma pedrinha malvada penetrou em parte delicada do seu braço direito, na altura do cotovelo. Esse acidente o levou a muitas cirurgias, que o fizeram a voltar ao piano em momentos diferentes.
O drama de João emocionou muita gente.
João, o "Jão" como chamava nosso amigo Eleazar de Carvalho, chegou a se apresentar no Carnegie Hall, interpretando Concerto Para Mão Esquerda, de Ravel. Mas o Jão de Eleazar não desistiu e hoje está num crescendo na atividade de maestro, atividade cuja a orientação recorreu ao nosso Júlio Medaglia.
Ouvindo o programa sobre sua vida na TV Cultura, lembrei de momentos bonitos que tive na sua casa junto com a sua companheira e o amigo jornalista, Chico Pinheiro.
Na minha casa também tive a oportunidade de compartilhar com ele alguns momentos, como na casa do seu irmão Ives Gandra.
Saudade.
João é um vencedor.
João está se superando, como exemplo de vida.
Conheço isso, pois fiquei cego... Mas não perdi a visão, se me entendem.
Há dois ou três anos, João foi tema de enredo da escola de samba Vai-Vai. Com ele, a escola ganhou, e os foliões também.
Viva João Carlos Martins!



CBN NOITE TOTAL

Amanhã, segunda, estarei conversando com ouvintes no programa CBN  Noite Total. Vou falar de carnaval, de cultura, de história, de Brasil, gente, povo, vida. Até amanhã a partir das 21 horas na rádio CBN.

POSTAGENS MAIS VISTAS