Seguir o blog

domingo, 8 de dezembro de 2019

25 ANOS SEM TOM JOBIM


O oito de dezembro não marca só o dia da justiça e da Imaculada Conceição de Maria Santíssima, no Brasil. Marca também o dia em que morreu num hospital de Nova York o compositor, cantor bissexto e instrumentista Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim.
Tom mais Vinicius de Moraes (1913-1980) e João Gilberto (1931-2019) formaram a "santíssima trindade" da Bossa Nova. A bossa do João foi tornada internacional por Tom e Vinicius.
A primeira música de Tom e Vinicius a ganhar o mundo foi Garota de Ipanema, cuja primeira gravação data de 26 de março de 1963 (Odeon) e o lançamento à praça quatro meses depois por Pery Ribeiro, filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, uma das mais expressivas cantoras da nossa boa música popular. Detalhe: Pery um dia me disse que "roubara" essa música após ouví-la pelos autores numa mesa de bar, no bairro carioca de Ipanema. Já escrevi a respeito numa coluna semanal que eu alimentava na Agência Estado.
Pois bem, hoje faz 25 anos da partida sem volta de Tom Jobim. Curiosidade: Dois ou três meses antes de Tom ir aos EUA eu lhe telefonei pedindo uma entrevista, e por telefone ele respondeu: "Sim, quando eu voltar a gente conversa."
Eu estava preparando, na ocasião, o livro que ainda se chamará O Brasil dá o Tom, no caso o Tom era uma referência a Tom Jobim.
Abaixo links sobre Bossa Nova, Tom Jobim, Pery Ribeiro, João Gilberto e Vinicius de Moraes:
- Bossa Nova, 50 anos
- Pery Partiu
- Carnera, um sergipano que ensinou violão a João Gilberto
- Túmulo do Samba?

Tom Jobim, como o mundo passou a conhecê-lo a partir do começo dos anos de 1960, nasceu no dia 25 de janeiro 1927 e morreu há exatos 25 anos (1994).

POSTAGENS MAIS VISTAS