Seguir o blog

domingo, 23 de abril de 2023

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (10)

 Desde sempre homens matam mulheres por ciúmes.
 Fita K-7 que depois viraria LP e CD

O cantor Lindomar Castilho, pela imprensa chamado de "Gatilho", matou a tiros, em 1981, uma mulher a quem dizia amar, Eliane de Grammont.
Em 1977, o cantor Sidney Magal alardeava aos quatro cantos a sua posição de machista radical cantando: "Se te agarro com outro te mato/Te mando algumas flores e depois escapo...".
Em junho de 1981 publiquei na extinta revista Privé entrevista que fiz com o compositor e cantor Valdik Soriano, assumidamente "macho" como Nelson Gonçalves. Soriano contou na conversa que tivemos a respeito de suas origens até a chegar à condição de estrela da "música brega". De cara, disse, já no título: "EU COMO TODO MUNDO!".
Na íntegra, leia a entrevista que fiz com ele: VALDIK SORIANO DÁ O SERVIÇO
Aqui, quero deixar registrado uma coisa pessoal: um dia, numa mesa de bar, eu disse que não era certo o homem deixar a mulher em casa e ir pra gandaia. Ela poderia fazer o mesmo, por que não?
Quase levei porrada. Chamaram-me de demagogo.
Não à toa há mulheres que rompem a tradição machista.
E não à toa há homens que brincam com isso.
O cearense cantor e compositor Falcão fez e gravou a pérola Todo Castigo pra Corno é Pouco.
 

Em 1994, um cara chamado Alves Correia lançou o LP joia Chifrudo. A música título começa assim: "Toda vez que o namorado sai/Ela vai ficar com outro rapaz...".
O LP de Correia, cujas músicas são todas dele, termina com a inimaginável Oração de São Cornélio. Curiosidade: o referido Correia é considerado o radialista mais famoso do Agreste alagoano. Foi deputado por Alagoas, em 2002. Questões políticas o levaram a cair numa emboscada em 1993, ocasião em que foi atingido por nove tiros de arma de fogo.

Foto e reproduções por Flor Maria e Anna da Hora.

POSTAGENS MAIS VISTAS