Seguir o blog

terça-feira, 12 de setembro de 2023

VANDRÉ PERTO DOS 100

Geraldo e Assis num encontro
cá em Sampa (05/06/2023)

Hoje 12 de setembro é um dia especial para o cantor, compositor, paraibano Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, o Vandré. Especial porque é o dia do seu nascimento.
Geraldo Vandré nasceu em João Pessoa e hoje está completando 88 anos de idade. É uma incógnita, o personagem Vandré.
A última apresentação profissional de Geraldo Vandré ocorreu na noite de 13 de dezembro de 1968, em Anápolis, GO. Ao término, ele pegou o boné e deu no pé num carro em direção ao Rio de Janeiro. Passou, assim, a perna nos agentes da ditadura escalados para prendê-lo no dia seguinte antes de um show marcado para o Iate Club de Brasília.
Depois de passar uma pequena "temporada" na casa da viúva do escritor mineiro João Guimarães Rosa, dona Aracy, Geraldo deixou o Brasil em direção ao mundo desconhecido. Primeiro Chile e depois... até Grécia. Retornou em 1973, há exatos 50 anos.
Na Alemanha deixou-se filmar para um belo documentário a seu respeito:
 


LEIA MAIS: CANTOS INTERMEDIÁRIOS DO VANDRÉPorta estandarte, a primeira vitória de Vandré (5/6/1966)VANDRÉ EM ENTREVISTA NA BANDEIRANTESHOJE É DIA DE VANDRÉ, VIVA VANDRÉ!

FUGITIVO É COMPARADO AO CAPETA


Pois é, a fuga continua com o fugitivo dando baile na Pensilvânia e pondo pra dançar seus perseguidores que se acham armados até os dentes.
No céu da Pensilvânia drones e helicópteros assustam pássaros e despertam a curiosidade do mundo em torno da caçada a um brasileiro fugitivo da cadeia Chester County.
Isso tudo me faz lembrar o filme Alcatraz - Fuga Impossível, dirigido por Don Siegel e estrelado por Clint Eastwood. É de 1979 e fez um sucesso danado. Conta a história de dois irmãos assaltantes, John e Clarence Anglin, que depois de presos foram condenados à prisão perpétua e levados à Alcatraz.
Alcatraz é uma ilha da Califórnia, EUA, e foi lá que em 1934 o governo construiu o que foi considerado por todos como o presídio de onde ninguém jamais poderia fugir. Entrou lá, lascou-se. Mas não foi isso que aconteceu, pelo menos com os irmãos John e Clarence. No referido presídio, de segurança "super 
Fausto em Alcatraz
máxima", John e Clarence conheceram o criminoso Frank Morris. Os três se juntaram e "armados" de colheres fizeram buracos na parede das celas e a partir daí alcançaram o teto e depois o mar, a terra e tal.
Foi uma loucura!
Isso ocorreu em 1962 e até hoje nada se sabe a respeito do paradeiro dos audazes fugitivos, embora tenha saído notícia dando conta de que pelo menos os dois irmãos deram as caras num ponto qualquer de Mato Grosso, Brasil. O resto é história.
Em março de 1963, portanto há 60 anos, o governo americano decidiu fechar o presídio por causa dos altos custos de manutenção.
Em 1995 o chargista paulista Fausto Bergocce esteve lá e na cela que "acolheu" o mafioso El Capone fez posse. Hmmm... Sei não, aí tem!
A super caçada ao maranhense Danilo Cavalcante continua na Pensilvânia e redondezas, sem dia nem hora para terminar. O prêmio para quem der dicas para encontrá-lo subiu para US$25.000.
Boa parte da população tem se juntado aos policiais de todas as esferas norte-americanas. A ideia é tirar de circulação o fugitivo brasileiro, o mais rápido possível. 
Andam chamando o maranhense de "capeta dos infernos".
Essa coisa vai terminar não sei como, mas que renderá filme, isso vai!

POSTAGENS MAIS VISTAS