Seguir o blog

quinta-feira, 16 de abril de 2020

SOBRE POMBOS E VOZES


A asa branca é uma ave que simboliza de modo perfeito a natureza do Nordeste brasileiro. Ela, porém, foi pela primeira vez identificada e classificada no Paraguai, no começo do século XIX. Vejam só!
Mas não é da asa branca, esse pássaro tão bonito, que eu quero falar. Dele já falei até demais. Veja nos links:
http://assisangelo.blogspot.com/2017/03/asa-branca-70-anos.html
http://assisangelo.blogspot.com/2017/03/ainda-asa-branca-70-anos.html
http://assisangelo.blogspot.com/2017/04/asa-branca-voana-bienal-cearense.html
Em 16/4/1919, militares norte-americanos graduados enalteceram a façanha de uma ave que ficou conhecida como Cher Ami (Querido Amigo, em francês), um pombo-correio que levou a mensagem que permitiu salvar perto de 200 soldados aliados pegos num fogo cruzado entre tropas americanas e alemãs na floresta de Argonne, na França, em outubro de 1918.
O dia 16 de abril é também importante pelo fato de a data ter sido designada como Dia Nacional da Voz por lei de 2008. É data mundial desde 2003. Mas desde 1999, extraoficialmente, o Brasil comemorava a voz humana. Ela serve para dizer oi, olá, tudo bem... e cantar.
Chico Alves (1898-1952) passou a ser conhecido como “Rei da Voz” em 1933, quando o locutor paulista César Ladeira (1910-69) cravou nele esse título.
Um dos mais significativos compositores e cantores, de ótima voz, o baiano Moraes Moreira nos legou obra fundamental a somar-se à MPB. Foi na madrugada de 13/4, dormindo – como Manezinho Araújo e Charles Chaplin. É dele o frevo Pombo-correio, aqui ilustrado pelo cartunista Fausto Bergocce.
O acervo do Instituto Memória Brasil (IMB) tem farto material sobre Chico Alves e Moraes Moreira.


MIRIANÊS ZABOT
Quarentena é coisa que nem Deus quer. Tanto que ele está em todo o canto e lugar, pra não se cansar e morrer de tédio. Andar, falar, cantar faz bem. E, creio a melhor coisa do mundo pra enganar o tédio é se movimentar com o corpo e tudo mais.
Nessas horas e em todas as horas é sempre bom ler, escrever. Hoje é o Dia Nacional da Voz. Um pouco dessa história eu conto no texto que abre este Blog. Eu se fosse você meu amigo, minha amiga, procuraria ocupar o tempo ocioso lendo, escrevendo e cantando. Como não canto bem, faço curso. Porque você não faz o mesmo? Dica: www.mirianeszabot.com.br/estrutura.php?pagina=aulas

CRAMUNHÃO DEMITE MINISTRO DA SAÚDE

O Brasil real e o seu povo estão tensos. Tipo: mil graus centígrados.
Em minutos que pareceram mais de hora o presidente da República ocupou, neste fim de tarde, o microfone do Palácio para anunciar a decisão de demitir o ministro da Saúde. Demitiu por ciúme, ciúme é uma desgraça, os fracos sabem disso.
No correr dos minutos que falou no seu português enviesado e macarrônico, o presidente fez referencia ao poder que detêm seis vezes, ora "eu como presidente" ora "eu como chefe do executivo"... De repente lembrou que os governadores não têm poder de decretar estado de sitio no Pais. Porque isso, hein?
Antes de o presidente falar, no Ministério da Saúde, Mandetta reunido com seu time aparentava naturalidade diante da demissão feita pelo chefe do Executivo.
Mandetta é personagem do folheto de cordel Repórter Entrevista Piolho do Cramunhão.
A certa altura da "entrevista" o repórter pergunta ao Piolho sobre o agora ex-ministro da Saúde. E ele respondeu:

Mandetta é inimigo
O seu chefe é meu irmão
O que ele está fazendo
Desagrada meu patrão
Esse tal lá da Saúde
Para mim não presta, não

Calma, muita calma!
Pra tudo tem solução
O Mandetta vai dançar
Na palma da minha mão
Estou de olho nele
Por ordem do Cramunhão

A realidade, como se vê, facilmente se confunde com a ficção. O Piolho, no caso, é o ser servil, puxa-saco do Cão, na história identificado como Cramunhão.
Anteontem o influente jornal norte-americano The Washington Post disse, em texto assinado por seu conselho editorial, que o presidente do Brasil é o pior dentro todos os presidentes do mundo.
Ontem o presidente norte-americano disse que pode fechar o Congresso Nacional da terra dele. Disse isso depois de briga feroz com os governadores do seu país.
Como o presidente brasileiro é apaixonado pelo presidente americano, é possível que queira fazer o que não pode.
O Congresso Nacional do Brasil foi fechado 18 vezes...
E que Deus tenha pena de nós todos, brasileiros.


POSTAGENS MAIS VISTAS