Seguir o blog

quinta-feira, 16 de abril de 2020

SOBRE POMBOS E VOZES


A asa branca é uma ave que simboliza de modo perfeito a natureza do Nordeste brasileiro. Ela, porém, foi pela primeira vez identificada e classificada no Paraguai, no começo do século XIX. Vejam só!
Mas não é da asa branca, esse pássaro tão bonito, que eu quero falar. Dele já falei até demais. Veja nos links:
http://assisangelo.blogspot.com/2017/03/asa-branca-70-anos.html
http://assisangelo.blogspot.com/2017/03/ainda-asa-branca-70-anos.html
http://assisangelo.blogspot.com/2017/04/asa-branca-voana-bienal-cearense.html
Em 16/4/1919, militares norte-americanos graduados enalteceram a façanha de uma ave que ficou conhecida como Cher Ami (Querido Amigo, em francês), um pombo-correio que levou a mensagem que permitiu salvar perto de 200 soldados aliados pegos num fogo cruzado entre tropas americanas e alemãs na floresta de Argonne, na França, em outubro de 1918.
O dia 16 de abril é também importante pelo fato de a data ter sido designada como Dia Nacional da Voz por lei de 2008. É data mundial desde 2003. Mas desde 1999, extraoficialmente, o Brasil comemorava a voz humana. Ela serve para dizer oi, olá, tudo bem... e cantar.
Chico Alves (1898-1952) passou a ser conhecido como “Rei da Voz” em 1933, quando o locutor paulista César Ladeira (1910-69) cravou nele esse título.
Um dos mais significativos compositores e cantores, de ótima voz, o baiano Moraes Moreira nos legou obra fundamental a somar-se à MPB. Foi na madrugada de 13/4, dormindo – como Manezinho Araújo e Charles Chaplin. É dele o frevo Pombo-correio, aqui ilustrado pelo cartunista Fausto Bergocce.
O acervo do Instituto Memória Brasil (IMB) tem farto material sobre Chico Alves e Moraes Moreira.


MIRIANÊS ZABOT
Quarentena é coisa que nem Deus quer. Tanto que ele está em todo o canto e lugar, pra não se cansar e morrer de tédio. Andar, falar, cantar faz bem. E, creio a melhor coisa do mundo pra enganar o tédio é se movimentar com o corpo e tudo mais.
Nessas horas e em todas as horas é sempre bom ler, escrever. Hoje é o Dia Nacional da Voz. Um pouco dessa história eu conto no texto que abre este Blog. Eu se fosse você meu amigo, minha amiga, procuraria ocupar o tempo ocioso lendo, escrevendo e cantando. Como não canto bem, faço curso. Porque você não faz o mesmo? Dica: www.mirianeszabot.com.br/estrutura.php?pagina=aulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS