Seguir o blog

sábado, 14 de janeiro de 2017

NO CÉU MAIS UMA ESTRELA, IOLANDA DANTAS





Ela era pernambucana de Recife; ele, pernambucano do interior.
Ela era descendente de família abastada; ele, também.
Ela virou estrela no último dia 2; ele também, em 1962.
Iolanda Dantas saiu de casa com 17 anos de idade para ensinar em escola pública, à contragosto da família.
Corriam os anos de 1940 quando Iolanda conheceu José. Ele, estudante de medicina. Logo passaram a namorar e 4 anos e meio depois, estavam casados.
Depois que José morreu, uma parte de Iolanda também morreu e ela, então, passou a preservar a sua memória, juntando fotos, discos, jornais e revistas, tudo referente a José, seu marido.
José é o Zé Dantas, que o Brasil inteiro conhece através de artistas como Luiz Gonzaga, Marinês, Ivon Curi, Jackson do Pandeiro e muitos outros que continuam interpretando a sua obra.
Iolanda, Dona Iolanda para os amigos, chegou a criar um museu no amplo apartamento em que moravam, no bairro recifense de Boa Viagem.
O que será, agora, desse museu que preserva a história do grande compositor Zé Dantas? O casal deixou 3 filhos. Marina Elali é uma das netas do casal e está seguindo a carreira de cantora.
Zé Dantas teve gravadas com o parceiro Luiz Gonzaga, umas 50 músicas, entre as quais Sabiá e Letra I, feitas para ela, Iolanda.

Clique:



O primeiro contato que eu tive com Dona Iolanda faz sei lá quanto tempo! Foi no programa Viola Minha Viola, da querida Inezita Barroso. Falávamos sobre Luiz Gonzaga e seus parceiros. Presente entre os entrevistados, a Rainha do Baião, Carmélia Alves, Oswaldinho do Acordeon e Luiz Carlos Bahia. Coube a Bahia interpretar Letra I. E lá fui eu contar a história dessa letra, melhor, da história contida na composição de Dantas. E lá eu disse besteira. Eu disse que a destinatária da carta, no caso, a personagem da letra, era Isabel... Dona Iolanda ficou brava, mas depois disse: “você se confundiu, né meu filho?”
Iolanda Simões de Souza Dantas era uma mulher incrível...  


POSTAGENS MAIS VISTAS