Seguir o blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

ELBA RAMALHO CHEGA AOS 70

 Elba Ramalho é uma marca de orgulho do cantar nordestino. Começou a gravar discos no final dos anos de 1970. Seu primeiro LP intitulou-se Ave de Prata. Esse disco chamou a atenção de muita gente, à época.
Elba, prima de Zé Ramalho, nasceu no dia 17 de agosto de 1951. 
A presença de Elba Ramalho no teatro também é marcante.
Viva Elba Ramalho!

LEIA MAIS:

VANIRA KUNC

A jornalista Vanira Kunc está apagando vela, comendo bolo e bebendo suco. Já está ali na casa dos sessentinha. Lugar bom. 
Viva Vanira!

LEIA TAMBÉM: VIVA VANIRA!

PRETO DE ALMA BRANCA

 A história do negro no mundo é terrível.
O tráfico de africanos escravos para o Brasil começou em 1550.
A história conta que cerca de 5 milhões de africanos foram transformados em escravos no nosso País. No correr da travessia pelo Atlântico, pelo menos 2 milhões de africanos foram atirados ao mar. Alguns, vivos.
Não é possível esquecer a tragédia da escravidão, no Brasil.
Num tempo lá atrás, ouvi muito pessoas referirem-se a negros como: "Coitado de fulano, é um preto mas de alma branca".
Terrível.
E o que dizer de um negro fantástico como Martinho da Vila, de batismo Martinho José Ferreira, referir-se a alguém da cor da sua pele como: “(...) É um preto de alma branca."?
A pessoa a quem se refere Martinho ocupa um cargo importante na Fundação Palmares. Essa pessoa tem trabalhado publicamente contra os negros, embora negra seja. 
A Fundação Palmares foi criada para defender a cultura produzida pelos negros. Importantíssima essa fundação. Hoje, porém, desvirtuada nos seus propósitos originais.
A fala de Martinho da Vila ocorreu segunda-feira 16, no programa Roda Viva, da TV Cultura, canal 2.
Na fala, o destaque:
“A Fundação Palmares era uma fundação criada para tratar dos assuntos da cultura negra. Mas botaram aquele cara lá, o Camargo, um bolsonarista radical. Ele é um preto de alma branca, como se diz. No duro, ele gostaria de ser branco e se sente branco. Para ele, tem que acabar com todas as coisas de negro".
Martinho da Vila é uma referência necessária, em qualquer tempo. Sua obra é fundamental, grande do tamanho do seu talento.
Há alguns anos eu, o entrevistei no programa São Paulo Capital Nordeste. Confira:
 

LEIA MAIS:

POSTAGENS MAIS VISTAS