Seguir o blog

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

IL GUARANY POR JÚLIO MEDAGLIA

Júlio Medaglia no traço do cartunista Fausto Bergocce

A ópera Il Guarany, baseada no romance homônimo do escritor cearense José de Alencar (1829-1877), com libreto do italiano Antonio Scalvini (1835-1881), já teve inúmeras versões e apresentações praticamente no mundo inteiro. A primeira apresentação dessa ópera foi regida pelo maestro e compositor paulista Antônio Carlos Gomes (1836-1896), no Teatro Scala de Milão.
A ópera Il Guarany é uma criação de Gomes, cuja ária foi gravada por muitos tenores entre os quais o incomparável Caruso. 
Uma das mais bonitas apresentações de Il Guarany teve a batuta do maestro paulistano Júlio Medaglia, na Ópera Nacional de Sófia.
A estreia dessa obra no Exterior por Medaglia ocorreu na sexta-feira 25 de outubro de 1996, ano do centenário da morte de Carlos Gomes "considerado o mais importante compositor operístico das Américas". 
"Subi ao palco tenso, nervoso, mas pra minha alegria deu tudo certo", lembra o maestro Medaglia.
O elenco da ópera regida por Júlio Medaglia contou com 300 artistas e foi transmitida pela TV para diversos países europeus, incluindo a extinta URSS.
A soprano Krasimira Stoianova, à época com 34 anos de idade, incorporou a personagem Cecí (Cecília) e o tenor Rumen Doikov, 43, foi na versão de Medaglia o índio Peri.
Cecí e Peri se apaixonam e enfrentam muitos problemas no decorrer do enredo. Ela é filha do rico português Dom Mariz, que chega ao Brasil com a força de quem quer conquistar grandes espaços. Nesse meio tempo os guaranis se confrontam com a tribo rival dos Aimorés. O sangue corre.
A história traçada por Alencar principia na primeira parte do século 17.
Dom Mariz morre e os Aimorés também.
Carlos Gomes tinha muita gratidão pelo imperador Pedro II. A razão disso é simples: Carlos Gomes, o Tonico de Campinas assim chamado por familiares e amigos tinha uns 14 oy 15 anos quando o imperador o viu tocando na banda musical do pai. Na ocasião foi dito que o procurasse no Império. Anos depois lá foi Gomes estudar música na Corte. A partir daí a sua vida mudou, pois o imperador o mandou à Itália. E lá foi uma sensação. 
No dia 2 de dezembro de 1870, Carlos Gomes subiu ao palco do Teatro Lírico Fluminense para homenagear o imperador regendo a ópera que apresentara mundialmente no Scala, em março daquele ano. 
O 2 de dezembro foi o dia do nascimento do imperador.
Bom, a apresentação de Júlio Medaglia na Ópera Nacional de Sófia foi um sucesso retumbante. Veja e ouça:



POSTAGENS MAIS VISTAS