Seguir o blog

segunda-feira, 26 de março de 2018

MARÇO, VANDRÉ E ELIFAS ANDREATO

Sábado, 24, estive trocando papo com o apresentador do programa Paiaia, Carlos Silvio. É programa que está completando 5 anos, e que recomento, na rádio Conectados, que fica ali no Ipiranga onde D. Pedro deu seu grito de gerra pedindo paz: "independência ou morte" em 1822. Mas como todos sabemos ainda não somos um povo livre, independente, que cresce cada vez mais e mais com o vírus da alienação contaminando a quem está mais aberto à contaminação. Confiram clicando ai...

https://www.facebook.com/carlossilvio107/videos/1631828463598981/


O mês de março é um dos meses mais lembrados pela violência como foi encerrado em 1964. Em-ble-má-ti-co. Esse mês trouxe, a época, uma movimentação enorme no Brasil, a partir do Rio. Só para lembrar, o dia 25 desse mês antecedeu em uma semana a deflagração do golpe civil-militar que levou o Brasil à escuridão por seguidos 21 anos. Uma triste maior idade.
Os militares já estavam por aqui com João Goulart, o Jango. Para piorar a situação havia no entremeio a Associação de Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil não reconhecida oficialmente. Foi quando surgiu a figura de José Anselmo, que entraria para a história pela porta dos fundos, como delator e pessoa intima da repressão que levou muita gente à prisão e à morte. Ontem no Hotel Tambaú, João Pessoa PB, remanescentes dessa associação se reuniram, como fazem todos os anos, para lembrar a data. Na reunião se achava o agitador cultural, e ex-marinheiro, José Xavier Cortez. Quanta história pra conta!


O paraibano Geraldo Vandré, de batismo Geraldo Pedrosa de Araujo Dias, depois de muitos e muitos anos voltou a cantar num palco de teatro da capital paraibana. Dessa vez acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Geraldo deixou a cidade onde nasceu, João Pessoa, quando tinha 17 anos de idade. Ele é de 1935. Foi na sua cidade que ele deu os primeiros passos rumo ao estrelato como cantor, compositor e violonista. Muita gente foi aplaudi-lo e muita gente ficou sem aplaudi-lo, ao vivo, por que não houve espaço suficiente no Espaço Cultural José Lins do Rego, onde tudo aconteceu com a Orquestra etc. Nota adicionante: um pequeno grupo de pessoas tentou embolar o espetáculo exibindo uma faixa em protesto pela morte da vereadora Marielle Franco, mas não conseguiu. O próprio Vandré se incumbiu de tirar os manifestante do local, irritado. Aliás, o ambiente não era próprio para esse tipo de manifestação. Tampouco para um "fora Temer". Temer é passageiro, dos piores passageiros que o trem Brasil já carregou.  
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Viva o brasileiro Gerando Vandré! Ah! Vandré emocionou e emocionou-se. Na ocasião todos cantaram com ele sua música mais conhecida: Pra não Dizer que não Falei de Flores (Caminhando). Vejam:






Termina no próximo dia 29 na Estação Cultura (Rua Mauá, 51, Luz) uma exposição que trata do negro no Brasil e pode ser vista entre 10h e 17h. A iniciativa é com artista plastico Elifas Andreato, vale a pena conferir. Recomendadíssima!

POSTAGENS MAIS VISTAS