Seguir o blog

segunda-feira, 22 de junho de 2020

O DEUS DA MÚSICA: HERMETO PASCOAL




A música tomou conta
Do velho mestre Pascoal
Moço caro, fantástico
filho do deus universal
O talento desse mestre
É orgulho nacional...

Lagoa da Canoa é uma pequena cidade localizada na região central de Alagoas, AL. Números do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, IBGE, indicam que há cerca de 18 mil habitantes nessa cidade.
Foi em Lagoa da Canoa   que nasceu, no dia 22 de junho 1936, aquele que o mundo todo conheceria, e aplaudiria, como Hermeto Pascoal.
Hermeto é bruxo, é mágico, é gênio. É gente!
Hermeto é o cão chupando manga, dando bunda canasca no campo da capoeira, assobiando um assobio de fazer o mundo todo tremer.
A música de Hermeto é a música que ninguém nunca fez.
A música popular de Hermeto é a música erudita de Bach, Beethoven, Chopin, e todos aqueles que encontram em deus inspiração pra se eternizarem na arte.
Não há, porém, como fazer comparação da música de Hermeto com a música feita por outros e outros em tempos dantanhos.
O alagoano Hermeto Pascoal toca todos os instrumentos musicais conhecidos e não conhecidos, da flauta à tuba; da sanfona ao pandeiro, sax, violão, viola...
Parece impossível, mas Hermeto Pascoal já compôs mais de 12 mil músicas.
Ele compõe música como quem respira o ar para viver.
Sem música, Hermeto é como um peixe fora d’água.
Deus é Hermeto fazendo música. Ou seja: Deus faz-se representado, atualmente, na música brasileira por Hermeto Pascoal.
E Hermeto é brasileiro, não?
Conheci Hermeto no ano qualquer da década de 80, em São Paulo.
Estávamos numa mesa do extinto Vou Vivendo, ali no bairro de pinheiros. O dono desse lugar era o compositor paulistano Eduardo Gudin.
Na mesa estávamos o flautista Carlos Poyares, o violinista Heraldo do Monte e outros que a memória não me traz.
Num determinado momento, no meio da madrugada, o Hermeto me intima a ler uma partitura que ele estava a fazer na parede do famoso bar.
Não li partitura nenhuma e o Hermeto ficou puto comigo. O tempo passou... Clique:


LIVRO

Ano que vem, o bruxo Hermeto Pascoal terá sua história contada em livro pelo jornalista Vitor Nuzzi. O livro, que ainda não tem título definitivo, começou a ser feito em 2016. Todos os discos do Hermeto já foram elencados. O difícil é anotar a tempo as músicas que o tarado Hermeto faz entre um respirar e outro.
Veja a beleza que é Elis Regina cantando Asa Branca (Gonzaga/Teixeira), acompanhada por Hermeto ao piano. Link: https://youtu.be/qpmRE-v7wxw

FAUSTO

A ilustração que enriquece este texto traz a assinatura de Fausto, como todos sabem, um grande cartunista brasileiro. Essa ilustração fará parte do 14º livro do Fausto.

POSTAGENS MAIS VISTAS