Seguir o blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A POPULAÇÃO NO BRASIL CONTINUA CRESCENDO....

Acabo de ouvir que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, diz que somos, agora, duzentos e sete milhões e seiscentos mil cidadãos habitando esta terra chamada Brasil. Diz o Instituto que a população cresceu cerca de um milhão e meio no último ano.Comparado com a China, isso é nada. Porém, há um porém: Não somos chineses e há muita gente de olho grande sobre nós...
A capital paulista continua sendo a mais populosa do País e da América do Sul, ocupando o 5º lugar no ranking das dez maiores cidades do mundo. 
São Paulo continua um caos. o Plano Diretor da nossa cidade é uma ficção, podre. Nos subterrâneos dessa capital até os piores bichos passam mal. 
Lembro que há um tempo li que para cada paulistano havia, acho, 8 ou 10 ratos, sem contar os de Brasília...
Mas não era bem disso que eu queria falar hoje. Eu queria falar sobre cegos e cegueira. Fica para outro dia.


TARGINO GONDIN

O bom Targino, sanfoneiro cada vez melhor, telefona para dizer que virá, amanhã, 31, trazer-me um abraço, da Bahia, ele disse que o Canal futura, foi não foi, está repondo no ar a conversa musical que gravamos não faz muito, na Ilha do Rodeadouro, localizada no meio do Rio São Francisco em Petrolina.




BRINCANDO COM A HISTÓRIA (51)



A MEMÓRIA DE UMA CIDADE PELA MÚSICA...

Toni, Assis, Gabi, Ottavio e Noam.
Eles foram chegando entusiasmados, falando sobre tudo e mais um pouco sobre São Paulo, Istambul, Nova Iorque, Berlin, Dubai. Com uma vontade danada, eles, de refazer São Paulo e mudar o mundo. Eu já passei por isso. Eles são Gabriella, Noam, Ottavio e Tony. Gabriella é de São Bernardo, Noam é de Curitiba, Ottavio é de Castrovillari, pequena cidade ao sul da Italia; e Tony, que deu os primeiros berros em Goiânia.
É sempre bom receber pessoas cheias de vida, jovens, querendo impor suas ideias no ambiente onde vivem.
Gabi, Noam, Ottavio e Tony são estudantes de Arquitetura. Gabi está no último ano e os colegas, correndo atrás dela.
Grosso modo os meninos aí, e a menina, acham a capital paulista uma bela capital, mas carente de mudanças radicais para quem mora e para quem vai chegar.
São Paulo é uma cidade feia, eu perguntei a eles. E responderam, quase ao mesmo tempo: " São Paulo não é feia, é um caos", desatou a falar Noam, "São Paulo é uma cidade cosmopolita, onde o antigo e o moderno se misturam. A mesma coisa acontece com quem chega de fora", e seja de onde for, disse Tony atropelado agora por Ottavio: " São Paulo é uma selva de concreto e um mar de humanidade". "Gosto de pensar São Paulo como um mar que me abraça, mais pelo acalento, como um grande afago", rende-se Gabi cheia de prosa poética à cidade dos paulistanos e do mundo todo, São Paulo.
Pois é, é muito bom saber o que pensa os estudantes que estão se preparando para atuar nos mais diversos campos profissionais da vida cotidiana, incluindo a Arquitetura.
Gabi, Noam, Ottavio e Toni procuraram-me para falar a respeito de um trabalho sobre a musicalidade de São Paulo. É tarefa lhes dada pelo professor Francisco Fanucci, Associação Escola da Cidade -  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Eu falei sobre tudo que já foi composto e gravado nos mais diversos formatos de discos, desde os velhos bolachões de 78 RPM até, os já em extinção, CDs. Detalhe: Gabi nunca havia pego em mãos um exemplar de 78...Falei de Nelson Gonçalves, Adoniran Barbosa, Francisco Alves, Texeirinha, Chiquinha Gonzaga, Tom Zé, Demonio da Garoa, Osvaldinho da Cuíca, Luiz Gonzaga, Paulo Vansolini, Inezita Barroso, Zica Bergami, Mario Zan. Toda esse pessoal aí citado compôs e gravou músicas falando sobre a cidade de São Paulo. E falei também sobre os gêneros musicais, todos, em que foram compostas. É isso, acho que gostaram. Fica o registro.

POSTAGENS MAIS VISTAS