Seguir o blog

quarta-feira, 10 de junho de 2020

A DEMOCRACIA CORRE RISCO


O Brasil volta a viver momentos de grande apreensão.
Não à toa, o governo Bolsonaro continua militarizando o Ministério da Saúde e outros ministérios. São cerca de três mil o número de militares da ativa e da reserva atuando no governo. Muitos deles, em postos chave.
As lamentáveis e perigosas ações que o Presidente tem efetivado são inadmissíveis ao posto que ocupa. Igualmente perigosos e lamentáveis são seus seguidores. A democracia corre risco. É preciso que todos estejamos atentos.
Há poucos dias a sociedade civil está se organizando em movimentos como o que traz a assinatura do ex-presidente FHC, Ciro Gomes, Marina Silva, Fernando Haddad, Luiza Erundina, Sepúlveda
Pertence, ex presidente do STF, Tabata Amaral, Luciano Huck, Marcelo Freixo, Cristovão Buarque e outros cientes da gravidade Institucional que o país vive.
Lula recusou-se a assinar esse manifesto, que tem por título, Estamos Juntos.
Justificando o fato de não endossar esse manifesto, Lula disse que não assinaria papel algum em que se achasse pessoas ou personalidades que apoiaram "o golpe contra Dilma".
Ciro, por sua vez, no seu jeito "pega pra capá" de ser, disse que quem não assinasse documento público contra Bolsonaro é "traidor".
O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva sempre foi um político de pensamentos e ações radicais. Ele mesmo disse há sete anos, que se o seu projeto de Constituição tivesse sido aprovado pelo Congresso Constituinte, "o país ficaria ingovernável". À época (1988) o PT era representado por apenas dezesseis deputados federais. 
Em 1988 eu respondia pela Chefia de Editoria de Política do jornal O Estado de S.Paulo. E semanalmente publicava debates que eu mediava no Estadão. De um desses debates participaram, Lula, Sepúlveda Pertence, José Serra... (registro acima).
Os brasileiros de bem têm que se juntar contra o governo Bolsonaro, pelas loucuras que tem anunciado e cometido.

WILSON SERAINE
O amigo pesquisador de cultura popular Wilson Seraine telefona de sua terra, Piauí, pra dizer que lá está chovendo. Lembrou que a crise sanitária piorada pelo Coronavírus está um horror, fazendo mal a todo mundo. Tomara que isso tudo logo acabe. Seraine concluiu dizendo que tem sentido saudade das rodas de viola. Do Piauí, pra mim, estão chegando doce de buriti, rapadura, cordel e livros. O que tenho a dizer? Obrigado, Seraine.


POSTAGENS MAIS VISTAS