Seguir o blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

VIVA PEDRO BANDEIRA, 80 ANOS!

 
Cinquenta anos de carreira profissional é uma boa data para ser lembrada. Como 80 e 100.
O paulista de Santos Pedro Bandeira, começou a carreira como ator, cenógrafo e diretor na metade dos anos de 1970.
Pedro Bandeira, de batismo Pedro Bandeira de Luna Filho, deixou as coisas do teatro e meteu-se com tudo na seara literária do infanto-juvenil. Seu primeiro livro resultante dessa investida foi O Dinossauro Que Fazia Au-Au (Moderna, 1983).
O segundo livro de Bandeira, A Droga da Obediência (Moderna, 1984) vendeu que nem banana em feira livre.
Os cinquenta anos de carreira literária de Bandeira não renderam loas na Imprensa, como loas à Bandeira não renderam os seus 80 anos de vida, completados este ano.
Por que falo isso?
Todos os jornais, revistas e emissoras de rádio e TV continuam noticiando os 80 anos de vida do baiano Caetano Veloso. Acho bom. Isso é louvável, mas louvável também seria se outros grandes nomes da música, literatura e de outras atividades do campo artístico brasileiro, como o já referido Bandeira, fosse igualmente lembrados.
São muitos os brasileiros que nos legaram obras de formação e referência. E por que não reverenciá-los?
Poucos grandes nomes do viver literário e artístico sobrevivem à memória.
O cearense José de Alencar, o fluminense Machado de Assis, o pernambucano Manuel Bandeira, o mineiro Carlos Drummond ainda sobrevivem de modo, digamos, inconsciente na nossa memória.
No campo da música erudita sobrevivem Carlos Gomes e, especialmente, Heitor Villa-Lobos. Mas há mais.
O compositor e maestro cearense Eleazar de Carvalho é um nome que está se apagando. E não custa lembrar que foi ele, Eleazar, o criador do Festival de Campos de Jordão. Isso, em 1970. À propósito, a 52ª edição desse Festival findou no último 31 de julho.
Eleazar de Carvalho foi, durante anos, o maestro titular da Orquestra Sinfônica da Cidade de São Paulo.
Atenção, galera: O poeta Carlos Drummond de Andrade nasceu no dia 31 de outubro de 1902. O caso se deu em Itabira, MG. Merece lembrança?
A data não é redonda, mas se aproxima dos 90. Refiro-me ao cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré. No próximo dia 12 de setembro, o autor de Pra não Dizer que Não Falei de Flores fará 87 aninhos. E aí? Antes, daqui a 2 anos, Chico Buarque fará oitentinha. Pois é.
Eu da minha parte, menino que sou, chegarei aos 70 daqui a um mês e 19 dias. Ui!
Caetano Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia.
A cidade do Caê é a mesma cidade/berço do pioneiro da nossa música Manuel Pedro dos Santos. Manuel, o Bahiano, nasceu em 1870 e morreu em 1944. 
Bahiano foi o primeiro cantor profissional do Brasil.  E nem o Caê fala dele, por quê?
Pois é, a vida é mesmo assim: pra uns tudo, pra outros nada.
Caetano Emanoel Viana Teles Veloso compôs, até hoje, 631 músicas que já foram gravadas ou regravadas 1.953 vezes por artistas diversos, incluindo o próprio.
Viva Caê!

POSTAGENS MAIS VISTAS