Seguir o blog

domingo, 19 de novembro de 2017

HOJE É O DIA DA BANDEIRA

A geração do 50 cresceu ouvindo na escola que o verde da Bandeira Nacional significa, as nossas matas, florestas, e que o amarelo dessa mesma bandeira significa nossas riquezas, o ouro, o metal. Mas não é bem assim, há outa história segundo a qual o verde e o amarelo remetem as casas reais de Portugal e do Império astro-húngaro.  Pois é, não podemos nos esquecer que a nossa bandeira foi inspirada na bandeira do Império, criada por decreto do Imperador Pedro II.
A bandeira brasileira foi criada quatro dias depois de proclamada a República. Detalhe, a proclamação da República teve origem no golpe militar que levou ao poder o alagoano Deodoro da Fonseca.
O azul da Bandeira Nacional tem a ver com o céu, o mar e os rios. E o branco, paz.
Quando a Bandeira Brasileira foi criada, havia 21 Estados. Hoje o número de Estados é de 26, mas o Distrito Federal. Essa representação se acha nas estrelas de 5 pontas que aparecem sob a belíssima cor azul.
Meu amigo, minha amiga, você sabe o que significa a estrelinha vista acima da faixa Ordem e Progresso? Significa o estado do Pará. Crescemos ouvindo nos bancos escolares que a estrelinha significa a represetação do Distrito Federeal.
E a expressão Ordem e Progresso, você sabe de onde vem?essa expressão foi inspirada no positivismo do francês Auguste Comte (1798-1857)
Conte fez a alegria de meio mundo ou mundo e meio de intelectuais de seu tempo. Estamos falando dos começos da segunda parte do Século 19.
O Imperador Pedro II era doido por Comte e suas idéias.
A Ciência ganhou altíssima importância com o positivismo.
A letra do Hino à Bandeira, é de autoria do poeta Olavo Bilac ( 1865-1918) e a música recebeu a assinatura do maestro e compositor Francisco  Braga (1945).
Bilac foi aquele cara chato que ao ser informado sobre a morte do poeta paraibano Augusto dos Anjos em 1914, respondeu com cinismo ao interlocutor :"ah é! não sei quem é, nunca ouvi falar".
A gravação da paulistana Inezita Barroso ( 1925-2015) fez do Hino a Bandeira, acompanhada pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, é primorosa. Ouçam:

POSTAGENS MAIS VISTAS