Seguir o blog

terça-feira, 13 de março de 2018

CANGAÇO ONTEM E HOJE, 100 ANOS DE VOLTA SECA

Hoje faz exatos cem anos do nascimento do mais novo cangaceiro na história do bando de Lampião. Chamava-se Antonio dos Santos, que entraria para a história com o apelido de Volta Seca. Diz-se que Volta Seca entrou para o bando do Rei do Cangaço depois de matar um homem que teria humilhado o pai, Manoel, e abusado de uma de suas irmãs. Corisco teria sido o responsável pla ida do menino para as fileiras do bando. Isso teria ocorrido em 1928, mesmo ano em que caiu nos braços de Lampião a famosa Maria Bonita, de batismo Maria Gomes, baiana do município de Paulo Afonso. 
A história conta que Volta Seca teria permanecido ao lado de Lampião até o ano de 1932, quando foi preso e humilhado pela polícia. E vejam só: a justiça condenou Volta Seca a 147 anos de prisão. Ele só tinham à época 14, 15 anos de idade. Mas o presidente Getúlio Vargas determinou que ele saísse da prisão depois de cumprir "apenas" 20 anos de cadeia.

Antonio dos Santos, o menino cangaceiro, morreu de morte morrida no dia 2 de fevereiro de 1997. Detaçhe: Volta Seca gravou e lançou um disco muito bonito reunindo canções do cangaço, como Acorda Maria Bonita, que todo mundo conhece.

CHEIRA A CANGAÇO


Há vários tipos de cangaço. Aliás o cangaço de ontem se expressa nos dias de hoje por aí afora. Agora há pouco ouvi notícia dando conta de que o prefeito Dória, como tantos e tantos, mente. Primeiro disse que não era político e, mentindo, enrolou o povo e acabou eleito prefeito da capital mais importante do país. Como Serra, José Serra, disse que se eleito "prefeitava". Vou "prefeitar" etc. Agora já se apresenta como candidato ao governo do Estado de São Paulo em substituição a Alkmim. Tomara que seja bombado.


POSTAGENS MAIS VISTAS