Seguir o blog

domingo, 18 de dezembro de 2022

CANTOR BOM DE BOLA × JOGADOR BOM DE MÚSICA (2.2, FINAL)

Louca pelo Corinthians, Inezita gravou música e tal. Um dia chegou a chamar o craque Sócrates para cantar no seu programa Viola Minha Viola. Curiosidade: em 1981, Sócrates gravou um LP intitulado Casa de Caboclo (RCA Victor). Nesse disco ele canta clássicos. Uns dez anos depois participou, junto com Osmar Santos, de uma faixa do disco Aquarela, de Toquinho. Muito bom. A música que interpreta é Corinthians do Meu Coração.
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, paraense, chegou a fazer poesia e a compor músicas. Guardo alguns poemas inéditos dele, escritos de próprio punho.
Papete e Osvaldinho da Cuíca compuseram e gravaram um samba para o Corinthians que se tornou clássico: Vai Corinthians.
Paulinho Nogueira, antigo professor de violão de Toquinho, compôs uma jóia para homenagear o Timão depois de duas décadas sem títulos: Meus Vinte Anos, Ai Corinthians!
O caboclinho querido Silvio Caldas, cantor de voz poderosíssima, era palmeirense roxo. Claro, enalteceu o Palmeiras em música gravada em disco: Tarantela em Verde e Branco e Arrancada Heroica.
O cantor e compositor Moacir Franco é palmeirense, mas um dia não resistiu e gravou uma música em homenagem ao botafoguense Garrincha. Título: Balada n° 7.
Num ano qualquer da década de 70 o humorista Chico Anísio criou o personagem Coalhada. Tipo Bozó, manja?
 
Na fatídica partida que desclassificou por pênaltis a Seleção brasileira de futebol no Catar, no dia 9/12/22, faltou o goleiro Coalhada, saca?
Quanto a mim devo dizer que nunca disputei nenhuma partida de futebol importante para a vida nacional, mas isso não quer dizer que não fui bom jogador de bola de gude, bola de meia e peteca. Confesso: nunca errei uma peteca na cabeça de um corno adversário. Também devo dizer que tive razoável atuação no futebol de salão e de campo, meio Coalhada, hic!
Em 2026, voltarei ao assunto.


Foto e reproduções Flor Maria e Anna da Hora.
Ilustração do cartunista Fortuna (1931-1994).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS