Seguir o blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

UM DOMINGO COM NIREUDA

Nireuda Longobardi é uma nordestina nascida no Rio Grande do Norte. Mora em São paulo há muito tempo. Ela de uma sensibilidade e profissionalismo incríveis. O campo de arte que escolheu para viver e se divertir com categoria foi o de Xilogravura. Nesse campo ela é craque.
Eu conheci Nireuda dando os primeiros paços na arte da xilogravura.
Em 2003, tive a alegria de conhecer seus primeiros trabalhos. Maravilhosos. Foi-me um privilégio e mais do que depressa eu a convidei a ilustrar folhetos selecionados no II Concurso Paulista de Literatura de Cordel. Também convidado para a empreitada foi o já veterano Klévisson Vianna. O resultado daquilo tudo foi, como se diz popularmente: um show de bola!
Domingo ontem 24, fui convidado para um apetitoso almoço na sua casa (registro a cima). E lá fomos eu, Lúcia e Clarissa. E lá estavam a nos esperar Nireuda e o seu par Remo, mais o filho Alexandre e Luciana, irmã de Remo. E entre uma cachacinha e outra, muitas histórias muitas lembranças, muito carinho, respeito, fé e amor à vida. Tin tin! Foi um reencontro SEN-SA-CI-O-NAL.
A arte da xilogravura é pouco desenvolvida pelas mãos femininas. Nireura é uma grande xilogravurista!
Do lar de Nireura e Remo em breve sairá para o mundo um novo maestro: Alexandre, que acaba de ser selecionado para o curso de Regência pela Unicamp. Só havia duas vagas. Alexandre tem 18 anos e uma brilhante carreira à frente. Viva os Longobardi! Ah! Ia me equecendo: sempre é tempo de acompanhar Nireuda na sua página:

http://nireuda.blogspot.com/


MULHERES CORDELISTAS

Foi não foi falo sobre xilogravura, cantoria e cordel. Cliquem:
https://assisangelo.blogspot.com/2017/02/mulheres-de-ontem-e-de-hoje-na.html

https://assisangelo.blogspot.com/2017/03/a-mulher-na-literatura-de-cordel.html

https://assisangelo.blogspot.com/2017/02/o-machismo-no-cordel-e-no-repente.html


3 comentários:

  1. Confesso minha ignorância: não conhecia a arte Xilogravura.
    Obrigado, Assis.
    Mais uma aula.

    Carlos Sílvio

    ResponderExcluir
  2. Querido Assis Ângelo, obrigada pelo carinho! Fiquei emocionada com seu texto! É sempre um prazer estar com amigos queridos! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Assis Angelo,

    Obrigada pela delicadeza de suas palavras, pela sabedoria sentida em sua presença e pela resistência alegre como o canto de um pássaro!
    Abraços fraternos! Luciana Longobardi

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS