Seguir o blog

sábado, 30 de abril de 2022

NO RÁDIO, A MÚSICA DO NORDESTE (1)

Luiz Wilson com Caju e Castanha
O rádio no Brasil foi inaugurado com a fala do paraibano Epitácio Pessoa, no dia 7 de setembro de 1922.
Corriam as comemorações alusivas ao 1º Centenário da Independência.
À época, Pessoa era o presidente da República.
Atualmente no Brasil há 3.900 emissoras de rádio transmitindo em Frequência Modulada (FM) e 1.200 transmitindo em Amplitude Modulada (AM). Dessas, 917 se acham na região Nordeste.
Dados oficiais de 2014.
Ainda segundo esses dados há 4.700 emissoras comunitárias. Fora as rádios Web e piratas.
As emissoras comunitárias têm potência máxima, atualmente, de até 25 Watts. Mas pode chegar até 300 Watts se for aceita, pelo Ministério das Comunicações, a reivindicação da Associação Brasileira de Rádio Comunitárias (Abraço).
As comunitárias têm muita importância, até porque alguns nomes conhecidos do rádio comercial saíram de lá. Entre esses nomes, se acha o pernambucano de Sertânia Luiz Wilson.
Wilson é cantor, compositor, violonista e improvisador ao som de viola repentina. Sua primeira experiência foi na comunitária Mega FM, de onde migrou para a Rádio Imprensa (FM 102,5).
Na rádio Imprensa, onde está desde setembro de 2007, apresenta sempre ao vivo recortes do cancioneiro nordestino.
Luiz Wilson com Zé viola, Sebastião Dias e Edval Pereira

Luiz Wilson e Dominguinhos
“Na Imprensa, eu apresento todos os domingos o programa Pintando o 7. Esse programa é produzido por Fatel Barbosa, também uma parceira musical. Entro no ar às 10 em ponto e sigo até às 13h. Sou substituído logo em seguida pelo potiguar Germanno Júnior”, conta Wilson.
No programa Pintando o 7 passam muitos artistas contando sua história, entre esses César Amaral, Dominguinhos, Genival Lacerda e Caju e Castanha.
Ao mesmo tempo que apresentava Pintando o 7, Luiz Wilson apresentava o programa Violas e Repentistas. Isso entre 2009 e 2016. Esse programa é, hoje, apresentado pelo paraibano Edval Pereira.
Germanno Júnior, em São Paulo há muitos anos, apresenta um programa que leva o seu nome acrescido de “convidados”.
“Germanno Júnior e Convidados eu apresento há uns 15 anos, mais ou menos. Comecei na rádio Imprensa e depois, na rádio Capital (AM 1.040). E recentemente retornei à Imprensa”, diz o apresentador que também é compositor, cantor e produtor musical.
Em 2005 Júnior foi finalista do Prêmio Tim de Música Popular, concorrendo com Gilberto Gil, Djavan, Lulu Santos, Leonardo e outros bam bam bans da MPB.
No seu programa independente, pois pago por apoiadores, Luiz Wilson tornou-se muito conhecido pelo repertório com que brinda os ouvintes: forró, xote, baião e outros ritmos característicos do Nordeste.
É grande a sua legião de fãs. “Falo com naturalidade e digo com sinceridade o que sinto nas minhas músicas, nos meus forrós, nos meus xotes. E tenho como patrocinadores empresas e amigas e amigos queridos como Gall Moda Íntima & Lojas Poder E Sedução, rede de restaurantes Feijão De Corda, Óticas Mendonça, Elastobor e União Mudanças”, fala do alto de sua experiência o apresentador sertaniênse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS