Seguir o blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

MANOEL DORNELES, UM CRAQUE DO JORNALISMO

 
O jornalista paulista de Divinolândia Manoel Dorneles Rodrigues é pai de Vitor e companheiro da jornalista paulistana, Silvana.
Divinolândia é uma cidade que fica a 285km da capital de São Paulo. Faz limite com São José do Rio Pardo, Caconde, São Sebastião da Grama e Poços de Caldas. Sua população, segundo IBGE, é de pouco mais de 11.000 habitantes.
"A minha cidade é linda, é maravilhosa. A minha cidade tem vida, a minha cidade tem alma. A minha cidade é de café, é de batata, é de cebola e tudo mais que faz bem a vida", derrete-se em elogios a seu berço o divinolandense Manoel Dorneles; Dorneles, para os íntimos.
Dorneles é uma figura incrível do universo humano.
Eu trabalhei com Dorneles nos anos 70, na Agência Folha. Meus companheiros, e dele, foram pessoas do naipe de Hely Vanini, Hipólito Oshiro, Celsinho, Leivinha, Ancelmo, Zanfra, Ubirajara, Valmir Salaro e tantos e tantos. 
Quantas lembranças!
Essas e outras lembranças vieram à tona quando Dorneles bateu a porta dizendo que estava com saudade. E eu também. E nos abraçamos. Eu com já 3 doses tomadas no muque e ele, também.
Nascido em Divinolândia, como já dito, Dorneles conquistou diploma de jornalista em Mogi das Cruzes, SP. Fez pós-graduação na Casper Líbero e não demorou muito, viramos amigos.
Dorneles bateu a minha porta, ontem 17. Fiquei feliz. Ficamos.
E conversamos, e conversamos e conversamos sobre tudo e um pouco mais. Até o corno Bolsonaro entrou na nossa conversa, rapidinho, mas entrou. Peste!
Eu e Dorneles, como os nomes acima citados, fizemos reportagens de tudo quanto é coisa, de política à polícia.
Eu levei porradas a dar com o pau, se é que me entendem.
Andei por muitos jornais, revistas, rádios e TVs.
Dorneles preferiu o jornalismo escrito, no papel. Preto no branco.
Dorneles foi editor de jornais e revistas, incluindo Meio & Mensagem e Kalunga.
Da Kalunga, Dorneles foi editor durante duas décadas. A propósito, dele mereci a ocupação de várias páginas na referida revista, à guisa de entrevista. Confira:

VOCÊ JÁ CONHECE O INSTITUTO MEMÓRIA BRASIL? Confira: Instituto Memória Brasil

JORNALISTA & CIA
Você conhece o Jornalista & Cia? Assine: J&CIA Edição 1334

Um comentário:

  1. Obrigado, meu amigo, valeu a homenagem. Estamos juntos nesta estrada. Baita abraço

    Só um adendo: não passei pelo Meio&Mensagem, mas pela Revista Propaganda, da Editora Referência.

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS