Seguir o blog

quarta-feira, 15 de julho de 2020

PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA GANHA A INTERNET

Televisão foi uma das grandes invenções do século XX.
As primeiras experiências que levaram a invenção dessa caixinha de fazer doido, como dizia Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto; 1923-1968), foram feitas por um engenheiro escocês, em 1920. Mas somente em 1923, acho que na Rússia, a TV passou a ganhar alguma forma.
A TV chegou ao Brasil pelas mãos do paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello (1862-1968).
Voltarei a esse assunto.
A internet como tal a conhecemos existe há vinte e cinco anos, completados hoje.
A internet é um mundo a parte neste mundo louco em que vivemos. E nestes tempos de pandemia, tem sido o caminho de grandes descobertas.
Meu amigo, minha amiga, você sabe o que é live?
Pois bem, live uma palavra de origem inglesa que significa "vivo", quer dizer, entrada ao vivo na internet ou televisão.
Todo mundo, ou quase todo mundo, faz live. Principalmente, artistas famosos e não famosos.
Roberto Carlos, Milton Nascimento, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Toquinho. Brasileiros e estrangeiros como Andrea Bocelli, Stevie Wonder, Lady Gaga.
É preciso fazer coisas para ocupar o tempo ocioso.
O editor José Cortez telefona pra dizer que acaba de concluir um livro sobre a sua história.
A cantora, compositora e instrumentista paraibana Socorro Lira por telefone me diz que está se tornando viciada em live.
Um dia sim, outro também, fácil, fácil, é encontrável na internet, cantando e tocando.
Socorro acaba de inaugurar na Internet o projeto Grão de Música, envolvendo dezenas de artistas Brasil afora. Da Paraíba à Tocantins, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo, da Bahia ao Amazonas. E assim, segundo ela, o Brasil continua vendo e aplaudindo a nossa boa música popular. Quer saber mais? Clique: https://www.youtube.com/user/graodemusica/featured

RODAS GONZAGUEANAS

Socorro Lira é uma das mais importantes e afinadas cantoras brasileiras. Veio do sertão da Paraíba para brilhar no coração da gente. Conheço Socorro desde sempre. Em 2013, eu a levei ao Rio de Janeiro como participante do projeto Rodas Gonzagueanas. Depois disso ainda tive tempo de produzir um Cd junto com o arranjador e instrumentista Jorge Ribbas, intitulado o Samba do Rei do Baião. Depois da pandemia provocada pelo novo corona vírus, a artista promete voltar a se apresentar em tudo quanto for lugar. Sem deixar as lives, claro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS