Seguir o blog

domingo, 13 de março de 2022

GAROTA DE IPANEMA É DESTAQUE NO MUNDO

Lista que o ECAD acaba de soltar mostra as músicas brasileiras mais gravadas no mundo. Destaco, aqui, as 5 primeiras:
  1. Garota de Ipanema, de Tom e Vinícius, recebeu até agora 423 gravações em disco.
  2. Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, tem em disco 416 gravações.
  3. Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro, já foi regravada 414 vezes.
  4. Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ganhou voz em disco 361 vezes.
  5. Manhã de Carnaval, de Antônio Maria e Luís Bonfá, já tem 293 gravações.

A primeira gravação de Garota de Ipanema, no seu ritmo original de bossa nova, foi feita em julho de 1963 por Pery Ribeiro. Gravadora: Odeon. A segunda gravação dessa música foi feita três meses depois pelo Tamba Trio. Gravadora: Philips. Depois disso a música foi gravada por Deus e todo mundo.
A segunda música mais gravada, Aquarela do Brasil, um samba, teve sua primeira gravação na voz de

Chico Alves. Ano: 1939. Gravadora: Odeon. A gravação de Chico ocupou o lado A e o lado B de um disco de 78rpm. Detalhe: O arranjo dessa música foi feita pelo gaúcho Radamés Gnatalli (1908-1988). A segunda gravação de Aquarela foi feita dois anos depois por George Brass e a terceira, em 1942, pelo cantor Silvio Caldas, que também era compositor e um grande boa praça.
A terceira música mais regravada no mundo é o choro Carinhoso. Essa música foi gravada pela primeira vez pelo Cantor das Multidões como era chamado o carioca Orlando Silva. Esse clássico saiu pela gravadora RCA Victor, em 1937.
Asa Branca
, originalmente gravada como toada baião, recebeu a primeira gravação de Luiz Gonzaga. Ano: 1947. Asa Branca já foi gravada até em coreano e senegalês. Essa língua é a língua oficial do Senegal.
Por fim, o samba Manhã de Carnaval aparece na lista do ECAD como a quinta música mais conhecida no Brasil e no Exterior. A primeira gravação dessa música foi feita por João Gilberto, em julho de 1959. Curiosidade: todas as primeiras gravações dessa música, no Brasil, foram feitas em discos de 78RPM. Depois de João Gilberto, gravaram Manhã de Carnaval Pery
Ribeiro, Bill Farr, Agostinho dos Santos e Maysa. No Exterior os primeiros artistas a gravarem este clássico de Maria e Bonfá foram Julio Iglesias, Joan Baez, Luciano Pavarotti, Jose Carreras e Placido Domingo e o trio de violões de Paco de Lucia, Al Di Meola e John McLaughlin. Detalhe: Frank Sinatra (1915-1998) gravou Garota de Ipanema e Manhã de Carnaval.
Mais: as outras 5 músicas que formam a lista de 10 têm, todas, o nome de Tom Jobim como autor: Eu sei que vou te amar, Corcovado, Chega de saudade, Wave, Desafinado.
Ecad é a sigla Escritório Central de Arrecadação. Leia-se: arrecadação de direitos autorais.
As ilustrações de Fausto, grande Fausto, dão brio a esta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS