Seguir o blog

segunda-feira, 3 de julho de 2023

"A JUSTIÇA É CEGA, MAS NÃO É TOLA"

Clique para ler
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, desde o segundo semestre do ano passado presidindo o TSE, disse na sua justificativa de condenação ao ex-presidente Bolsonaro, por abuso de poder e tal, que "A Justiça é cega, mas não é tola". A frase completa é:
“Nós alertamos quais seriam as consequências de uma conduta dessa forma. A Justiça pode ser cega, mas não é tola. Nós não podemos criar de forma alguma o precedente avestruz. Todo mundo sabe o que ocorreu, o que causou, mas todos escondem a cabeça”.
Como homem hoje sem olhos para ver, gostei do que disse o ministro. A propósito, com a condenação de Bolsonaro por abuso de poder, daí a inelegibilidade por oito anos, abre-se uma porta para o negacionista Bolsonaro ocupar uma cela na Papuda ou em outra cadeia de segurança máxima, claro.
Bolsonaro não estava preparado para ser presidente da República. Isso todo mundo sabe, pelo menos aqueles e aquelas que tem o mínimo de bom senso e de comportamento civilizado na nossa sociedade.
No dia 3 de abril de 1988, um domingo, publicamos em matéria de página inteira resumo de uma mesa redonda/debate que, como chefe de reportagem da editoria de Política do Estadão à época, mediei. Dessa mesa participaram Roberto Cardoso Alves, o Robertão; José Serra, Guilherme Afif, Victor Faccioni e Lula. Entre outros assuntos, debatiam-se questões referentes à nova Constituição que seria aprovada em outubro do mesmo ano. Afif soltou uma frase interessantíssima, e atual: "Sarney é um acidente em nossa história. Ele sequer estava preparado para assumir a Presidência da República".
Pois, pois!
Eu, se fosse você meu amigo minha amiga, leria a íntegra dessa mesa na página que ilustra este texto.

DITADURAS

Pois é, nem de esquerda nem de direita: ditaduras não prestam, são uma merda. E deixa de dizer besteira, Lula, pois não dá pra relativizar a Democracia.

POSTAGENS MAIS VISTAS