Seguir o blog

sábado, 9 de abril de 2011

MARCO HAURÉLIO E MEUS ROMANCES DE CORDEL

Coisa bonita de conteúdo e embalagem é o novo livro do baiano Marco Haurélio, doutor em cordel e brasilidade.
Chama-se o livro Meus Romances de Cordel, que a Global Editora, do meu velho amigo Luís, está pondo à praça.
Luís, como Haurélio, foi mordido pelo vírus da brasilidade.
E como Luís e Haurélio, também José Cortez das terras do Rio Grande do Norte, do imortal Câmara Cascudo, que, assim mordido, pôs à praça A Menina Inezita Barroso, deste besta cá de linhas tortas.
E desse modo, nas contadas dos botões, dá pra perceber mais do que depressa que o Brasil de baixo pode chegar ao Brasil de riba antes do que se pensa.
Pelo menos no tocante cá imaginável.
Meus Romances de Cordel reúne meia dúzia, mais um, de folhetos de Haurélio.
Eu os li muito antes de serem enfeixados nesse belo volume, ilustrado por um nome a mim até aqui onde me permite a ignorância: Luciano Tasso, de sensibilidade invejável e de bom traço, e a quem a história certamente reservará um bom lugar.
O novo livro de Marco Haurélio traz de uma só tacada O Herói da Montanha Negra, Presepadas de Chicó e Astúcia de João Grilo.
E também a História de Belisfronte, o Filho do Pescador.
Tudo é muito bom e bonito de leitura.
Pra mim, que leio pouco e penso menos ainda, os destaques do livro são História da Moura Torta e Os Três Conselhos Sagrados.
Haurélio ainda tem muito a nos dar.
Viva Marco Haurélio!

PS - Meus Romances de Cordel foi lançado hoje, no fim da tarde, na Livraria Cortez, em Perdizes. Na ocasião, tive o prazer de reencontrar cordelistas amigos,entre os quais Moreira de Acopiara, João Gomes de Sá, Rouxinol do Rinaré, Klévisson Viana e Varneci Nascimento; além do romancista Roniwalter Jatobá.

POSTAGENS MAIS VISTAS